De acordo com Oliver Grawert, da Canonical, o próximo lançamento de suporte de longo prazo do Ubuntu estará disponível para download em duas versões: uma versão clássica baseada em deb e, pela primeira vez, como uma versão imutável também baseada em snap. Será, de acordo com as expectativas, um desktop Ubuntu totalmente instantâneo é inevitável. A grande surpresa não está em isso vir agora, mas em ter demorado demais para ocorrer. Assim, um novo desktop Ubuntu chega no próximo ano.
O Ubuntu Core foi lançado em 2015 como uma versão imutável do Ubuntu baseada em snap, adaptada para IoT, dispositivos incorporados e outros propósitos (não desktop). Tem sido bastante bem-sucedido e está sendo usado em sinalização digital, robôs, drones e (provavelmente) um milhão de outros casos extremos dos quais nunca se ouviu falar.
All-Snap Ubuntu Desktop chegando no próximo ano
Mas o Ubuntu Core nunca foi um produto de desktop. Você pode instalar o Core em um Raspberry Pi 4 (entre outros dispositivos) e (tentar) instalar um desktop em cima dele, mas não é explicitamente voltado para esse fim.
As distros de desktop imutáveis são a tendência do momento, com nomes como Fedora Silverblue e EndlessOS abrindo caminho. Se eles atingiram a massa crítica é algo a dizer; eles são onde a vanguarda do desenvolvimento está acontecendo.
E o Ubuntu precisa se envolver.
Agora, com o CUPS (ou seja, a pilha de impressão do Linux) sendo encaixado no Ubuntu 23.10, e a maioria dos outros componentes vitais do desktop do Ubuntu encaixados ou compatíveis com o snap (até drivers gráficos), as estrelas – ou pelo menos o pacotes — se alinham.