Unicode 15.0 chega ao Ubuntu 22.04 LTS

Ubuntu 24.04 está disponível para o computador single board Milk-V Mars RISC-V
Ubuntu logo

Novos emojis estão disponíveis para todos aqueles que usam a distribuição Linux Ubuntu 22.04 LTS. Esses vários novos emojis estão em aplicativos de desktop, navegadores da web e clientes de linha de comando. Isso tudo porque o Unicode 15.0 chega ao Ubuntu 22.04 LTS.

Na semana passada, o Ubuntu lançou uma versão atualizada da fonte Noto Color Emoji. Essa fonte é mantida pelo Google e é atualizada regularmente para incluir suporte a todos os novos emojis adotados pelo Unicode Consortium. O Ubuntu envia essa fonte pronta para uso desde 2017.

Embora ainda mais desses glifos coloridos pareçam bobagem para alguns, é importante que os usuários do Ubuntu LTS possam ver novos emojis onde são usados, independentemente de quererem usá-los. Os emojis costumam ser usados ??para transmitir contexto, nuances ou humor, portanto, não é possível vê-los? Isso é como ler ????? ?? ? ???.

Como mencionado, a fonte Noto Color Emoji atualizada disponível no Ubuntu 22.04 LTS inclui suporte para todos os novos emojis adicionados na especificação Unicode 15.0. Isso eleva o número total de emojis suportados por essa fonte específica para 3.664 emojis – e acredite, eu contei todos eles manualmente .

Bastante adequado, o Unicode 15.0 inclui um glifo de água-viva pela primeira vez (o codinome de 22.04 é ‘Jammy Jellyfish’).

Unicode 15.0 chega ao Ubuntu 22.04 LTS

Unicode 15.0 chega ao Ubuntu 22.04 LTS

Também estão incluídas novas sequências de emoji ZWJ e sequências modificadoras de emoji. Eles oferecem várias alternativas aos emojis existentes, bem como uma gama mais ampla de tons de pele, incluindo tons de pele mistos para emojis com várias pessoas, membros ou mãos.

Observação: não há 100% de certeza de como realmente digitar/inserir emoji composto no Ubuntu. Os guias on-line dizem para usar o caractere zero-width-joiner (ZWJ) entre os emojis compatíveis, mas esse caractere não possui um símbolo, então não sei como encontrá-lo no seletor de emojis. Eu normalmente abro um navegador e copio e colo da página ZWJ da Emojipedia.

Para obter essa atualização, abra o Gerenciador de atualizações para instalar o arquivo pendente no pacote fonts-noto-color-emoji . Depois de fazer isso, você pode ver esses novos emojis nos aplicativos.

Depois de instalar a atualização, consigo ver novos emojis, mas não consigo inseri -los usando o seletor de emojis GTK. Nenhum dos termos para o novo emoji (por exemplo, “ganso”) retorna resultados. No entanto, posso copiá-los / colá-los do site da Emojipedia.

Ironicamente, também não se pode usar nenhum desses novos emojis sofisticados neste post, pois o WordPress (ainda) não oferece suporte ao Unicode 15.0 .