Zinc: uma nova distribuição baseada no Ubuntu!

zinc-uma-nova-distribuicao-baseada-no-ubuntu

O Zinc é uma distribuição relativamente nova baseada no Ubuntu. Ela visa fornecer um desktop mais funcional com uma melhor experiência pronta para uso sem mexer muito.

Embora existam muitas distros baseadas no Ubuntu, cada usuário é diferente com seu próprio conjunto de preferências. Talvez você goste mais desta do que do próprio Ubuntu, por exemplo. O criador do Zinc deixa claro que é um projeto de paixão, então você não deve esperar que ele substitua seu sistema de produção atual tão cedo.

Zinc: visão geral

O Zinc é um remix do Ubuntu LTS que usa o XFCE como seu ambiente de desktop padrão. Destina-se a pessoas que preferem uma experiência de usuário de desktop mais tradicional. É por isso que os pacotes Snap e Flatpak não são incluídos por padrão, embora possam ser instalados se necessário, e apenas uma versão .deb do Firefox está incluída.

Embora você possa pensar que já existe o remix oficial do Xubuntu que apresenta o XFCE, este tem algumas características distintivas em oferta. Alguns destaques notáveis incluem:

  • Capacidade de selecionar layouts de área de trabalho;
  • Temas escuros por padrão para reduzir o cansaço visual;
  • O mais recente kernel HWE-edge do Ubuntu;
  • Instalador do Calamares em vez do Ubiquity;
  • Terminal suspenso que pode ser mapeado para a tecla ‘F1’;
  • Compactação BTRFS por padrão;
  • Gerenciador de arquivos Nemo

Impressões iniciais

O Zinc parece mínimo com sua interface de usuário elegante. Ele usa o instalador CALAMARES 3.2.61 em vez do Ubiquity do Ubuntu para uma experiência de instalação agradável.

zinc-uma-nova-distribuicao-baseada-no-ubuntu

A barra de progresso da instalação é informativa o suficiente para saber o progresso da instalação. No entanto, as opções de instalação são as mesmas do Ubuntu.

zinc-uma-nova-distribuicao-baseada-no-ubuntu

Ao inicializar pela primeira vez no Zinc, você é recebido com um seletor de layout de área de trabalho que permite escolher entre uma área de trabalho tradicional no estilo Ubuntu e uma no estilo Windows.

Além disso, a experiência do usuário do desktop é bastante fluida, com o monitor do sistema bem posicionado no painel superior, mostrando informações importantes do sistema.

O Zinc usa o confiável Linux Kernel 5.19 sob o capô para fornecer excelente suporte de hardware e software. Para não esquecer, o gerenciador de arquivos não é o Thunar aqui, mas o Nemo, que está disponível popularmente no Linux Mint. Portanto, se você gosta do gerenciador de arquivos Nemo, o Zinc pode ser uma boa tentativa.

Essa distribuição oferece um pacote bastante elegante com todos os bits certos que devem atrair muitos usuários. Mas, com tantas distribuições baseadas no Ubuntu por aí, pode ser uma escolha difícil para novos usuários.

A versão mais recente, Zinc 22.04.3, foi lançada no mês passado, que comprou a compactação BTRFS por padrão, o aplicativo de layouts de desktop, desligamento mais rápido e muito mais.