Categorias
Drivers

Como instalar drivers atualizados NVIDIA no Ubuntu, Linux Mint e derivados via PPA!

Se você é usuário do Ubuntu ou derivados e tem dificuldades em localizar os drivers mais recentes NVIDIA, então saiba que esse sufoco acabou. Saiba que existe uma PPA oficial onde a equipe NVIDIA costuma atualizar e disponibilizar todos os drivers mais recentes, com todas as atualizações oficiais para sistemas baseados no Ubuntu Linux. Assim, se você usa qualquer sistemas baseado no Ubuntu vai poder aproveitar e deixar o driver NVIDIA em sua última versão.

PPA com drivers NVIDIA para Ubuntu Linux

Como dito, a PPA contém apenas os drivers mais recentes da NVIDIA, mas o repositório pode conter drivers para produtos NVIDIA. Para começar abra o Terminal em sua distribuição baseada no Ubuntu Linux e execute os comandos abaixo:

Terminal
sudo add-apt-repository ppa:graphics-drivers/ppa
sudo apt update

Agora, ainda no Terminal, precisamos buscar o driver NVIDIA para seguir com a etapa de instalação, para isso execute o comando abaixo:

Terminal
apt-cache search nvidia

ou se preferir, execute o comando abaixo. Ambos os comandos vão fazer a mesma coisa:

Terminal
apt search nvidia

Pesquisando Drivers NVIDIA por modo gráfico no Ubuntu Linux

Existe também uma outra opção que é deixar o sistema localizar a versão para você, para isso você precisar ir em Software e atualizações >> Drivers Adicionais, em seguida escolha o drive da sua placa e >> Aplicar Alterações.

Lembre-se de escolher a placa de vídeo correta da NVIDIA, a partir daí você vai conseguir instalar o driver mais recente da NVIDIA no Ubuntu e seus derivados. Caso você não saiba qual é a sua placa NVIDIA, há um tutorial completo para identificar placa de vídeo no Linux, ele funciona em qualquer sistema baseado em Linux.

Por Emanuel Negromonte

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

Sair da versão mobile