Driver NVIDIA 560 Linux Beta lançado

Driver NVIDIA 560 Linux Beta lançado
driver nvidia

Com o padrão é abrir módulos de kernel de GPU, acaba de ser lançado o Driver NVIDIA 560 Linux Beta. Assim, a NVIDIA lançou o primeiro driver beta do Linux no novo ramo de lançamento do driver R560. Chegando dias após o driver NVIDIA 560 Windows, saiu o driver NVIDIA 560.28.03 beta Linux.

Como se esperava, com o driver NVIDIA 560 Linux para Turing e GPUs mais recentes com o GPU System Processor (GSP), os módulos de kernel NVIDIA Open GPU possuem preferência por padrão na instalação do driver em vez dos módulos de kernel proprietários.

Os módulos de kernel proprietários da NVIDIA continuarão com o suporte para GPUs mais antigas e para aqueles que desejam usar especificamente os módulos de kernel proprietários. Os componentes do espaço do usuário da NVIDIA permanecem os mesmos. Além disso, possuem código fechado. No entanto, é uma excelente notícia ter os bits do driver do kernel de código aberto da NVIDIA maduros o suficiente ao ponto de serem preferenciais aos proprietários em GPUs com suporte.

Com o driver NVIDIA 560.28.03 Linux, o VRR (Variable Rate Refresh) agora funcionando para notebooks nos módulos de kernel abertos, pois um recurso anteriormente ausente agora foi resolvido.

Driver NVIDIA 560 Linux Beta lançado

Também notável com o driver NVIDIA 560 Linux são as extensões EGL EGL_KHR_platform_x11 e EGL_EXT_platform_xcb agora suportadas no XWayland.

O driver 560 também adiciona um back-end PipeWire ao NvFBC. Isso faz com que funcione com a maioria dos compositores Wayland que suportam screencasting por meio do XDG Desktop Portal. Também há suporte para vários clientes simultâneos para a captura direta do NvFBC.

Algumas outras alterações no driver NVIDIA 560 Linux incluem:

  • suporte de sincronização explícita DRM-KMS por meio da propriedade de configuração do modo IN_FENCE_FD;
  • suporte para VRR no Wayland com GPUs pré-Volta;
  • Há também uma atualização para glXWaitVideoSyncSGI() para que seja mais eficiente e ajude a reduzir a gagueira de quadros com algumas configurações do KDE.

Downloads e mais detalhes sobre o lançamento de hoje do driver NVIDIA 560.28.03 Linux via NVIDIA.com.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile