O novo Mesa 23.1 deve ganhar muitos recursos até a chegada da versão estável final. Desde a semana passada, sabe-se que O Mesa 23.1 terá suporte básico para a arquitetura de CPU LoongArch de Loongson.
Os engenheiros da Loongson passaram muito tempo nos últimos dois anos fornecendo suporte upstream/mainline para LoongArch no kernel Linux, cadeias de ferramentas GNU e LLVM e vários outros componentes de alta performance.
Mesa 23.1 ganha suporte básico ao LoongArch
LoongArch é a arquitetura de CPU chinesa derivada do MIPS64 e inspirada no RISC-V, usada para os mais novos processadores Loongson que anteriormente tinham uma longa história de compatibilidade com código aberto e baseados no MIPS64.
O mais novo trabalho de software upstream LoongArch sobre o qual falar é o Mesa 23.1 com suporte inicial. Esse “suporte básico” se resume às atualizações do sistema de compilação Meson para que, no LoongArch64, um subconjunto dos drivers Gallium3D seja compilado, bem como os drivers Vulkan do rasterizador AMD e do software. Já o Plus para LoongArch define “USE_LOONGARCH64_ASM” para que qualquer Assembly específico de LoongArch adicionado no futuro e protegido por essa definição seja ativado.
A solicitação de mesclagem básica para o que chegou até agora também observa o Loongson. É que existem alguns patches adicionais em relação ao suporte do LLVMpipe no LoongArch.No passado, os sistemas Loongson MIPS64 foram populares com algum uso de gráficos AMD de código aberto, mas será interessante ver se Loongson busca (ou licencia) quaisquer gráficos integrados próprios para SoCs LoongArch. De qualquer modo, quando chegar o Mesa 23.1 no próximo trimestre, este pequeno passo no suporte LoongArch estará em pleno funcionamento.
Muitas correções da Radeon RX 7000 Series “RDNA3” no Mesa 23.1
Para aqueles com uma placa de vídeo AMD Radeon RX 7900 XT ou RX 7900 XTX, o código de desenvolvimento mais recente do Mesa 23.1 teve uma série de correções para beneficiar os processadores gráficos GFX11/RDNA3.
Esta rodada de correções de driver gráfico de código aberto para RDNA3 é principalmente centrada no código do driver RadeonSI Gallium3D (OpenGL). O conhecido desenvolvedor AMD Mesa de código aberto, Marek Olšák, conseguiu este MR com 37 confirmações. Esses são os commits revisados ??deste outro MR com “muitas pequenas mudanças e correções para GFX11 e outros.” Essa solicitação de mesclagem anterior tem seis patches adicionais ainda pendentes de revisão.
Os 37 patches que foram mesclados na sexta-feira são em sua maioria para RadeonSI, mas com vários deles sendo explicitamente para GFX11, será de interesse para novos clientes Linux da série Radeon RX 7900.
A lista completa dos patches mesclados pode ser encontrada aqui. Para as correções relevantes que são bem adaptadas, pelo menos algumas delas provavelmente chegarão à atual série estável do Mesa 23.0, em vez de ter que esperar pelo lançamento do Mesa 23.1 no segundo trimestre.