Novo código permite execução do Mesa RADV Vulkan Driver no Windows.

Distribuições Linux devem ter GTK com Vulkan por padrão
Microsoft terá a primeira extensão Vulkan

Um novo código permite execução do Mesa RADV Vulkan Driver no Windows. Ao longo dos anos, houve várias tentativas de obter o driver RADV Vulkan de código aberto no Windows, Faith Ekstrand da Collabora conseguiu recentemente hackear esse recurso e obteve sucesso. Assim, o popular driver Radeon Vulkan API para Linux funciona perfeitamente no Windows da Microsoft.

Faith abriu recentemente uma solicitação de mesclagem do Mesa fornecendo suporte a dispositivos Vulkan WDDM2 (Windows Display Driver Model 2.0). O foco tem sido em torno da habilitação do RADV no Windows. Afinal, o RADV é o driver apoiado pela Valve e pela outra comunidade de código aberto como uma alternativa ao driver AMDVLK oficial da AMD. Faith explica nesse pedido de mesclagem ainda aberto:

“Este é um espaço reservado MR para segurar alguns patches do meu ramo RADV e talvez começar alguma discussão. Como tudo no tempo de execução, estou tentando adotar uma abordagem leve no início. Até agora, essa ramificação tem apenas enumeração de dispositivo WDDM2 e suporte para um novo tipo de vk_sync para cercas monitoradas WDDM2.

Para enumeração de dispositivos, adicionei uma estrutura vk_wddm2_adapter_info que é preenchida com algumas consultas comuns que estão disponíveis a partir do WDDM 2.0. Isso fornece ao driver as informações PCI para que ele possa rejeitar rapidamente o adaptador antes de realmente clonar seu próprio identificador e fazer quaisquer consultas adicionais. Não está claro quanto disso queremos no código Vulkan comum e quanto devemos apenas dizer aos drivers para chamar D3DKMTQueryAdapterInfo() eles mesmos. Por enquanto, fui com aproximadamente as mesmas informações que estão no drmDevice.”

Novo código permite execução do Mesa RADV Vulkan Driver no Windows.

Esses bits Vulkan WDDM2 na forma atual equivalem a mais de 800 linhas de novo código.

Em seguida, Ekstrand compartilhou no Mastodon um exemplo de código Vulkan em execução no driver RADV no Windows.

Será interessante ver até onde esse trabalho vai e quão frutífero será, bem como, em última análise, quão bem o RADV funciona no Windows em relação ao driver oficial AMD Radeon Software Vulkan.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile