kernel

Suporte CXL no kernel Linux ganha novos recursos

Linux 6.11-rc5 lançado com conjunto reduzido de correções Bcachefs
tux

Imediatamente antes do kernel Linux 6.11-rc1 ser lançado, um conjunto de patches do Compute Express Link (CXL) foi mesclado para o kernel Linux. Há mais alguns recursos CXL neste ciclo, mas também é notável uma atualização da documentação, pois agora fornece uma visão concisa do estado atual do suporte CXL no Linux.

CXL é o excelente padrão aberto para conexões de CPU para dispositivo e CPU para memória de alta velocidade para computação e servidores de alto desempenho. A habilitação do CXL continua sendo um assunto contínuo, dadas as várias versões e diferentes tipos de dispositivos/subprotocolos.

Suporte CXL no kernel Linux ganha novos recursos

Com o Linux 6.11, agora há um manipulador de notificadores para lidar com regiões de memória CXL recém-criadas para ter suas métricas de distância abstratas calculadas, o que é necessário para a camada de memória adequada em relação aos recursos de desempenho. O código CXL no Linux 6.11 também tem várias correções, a matemática XOR é adicionada para endereçar a tradução CXL DPA para SPA e várias outras atualizações.

As atualizações de documentação para o kernel do Linux geralmente não são muito notáveis, mas essa solicitação de pull do CXL traz uma importante: uma visão geral concisa do suporte atual do Linux para diferentes recursos do CXL. O “Mapa de Maturidade CXL” fornece uma visão detalhada do estado atual da habilitação CXL no kernel Linux.

Você pode encontrar o Mapa de Maturidade CXL por meio da documentação do kernel Linux que descreve o estado diferente de vários recursos CXL, bem como vários recursos que ainda não foram iniciados. Entre os recursos ainda não implementados ou onde há uma “lacuna conhecida” na funcionalidade incluem vários recursos de enumeração de janela CXL, Fabrics / G-FAM, Global Access Endpoint, vários recursos RAS, alguns comandos de caixa de correio, vários compartilhamento de vários hosts e habilidades de memória de vários hosts e vários recursos de acelerador.

A lista completa de alterações CXL mescladas para Linux 6.11 pode ser encontrada por meio deste commit do Git.