Com o lançamento dos sistemas Intel Core Ultra Lunar Lake e o suporte ao Linux 6.3 já bem consolidado, os engenheiros de software open-source da Intel estão intensificando os esforços para preparar a compatibilidade com o próximo lançamento, Panther Lake, previsto para o próximo ano.
Nos últimos meses, foram observados avanços significativos no desenvolvimento de drivers para o Panther Lake. Isso inclui o início do suporte para gráficos Xe3, drivers da 5ª geração da NPU (Neural Processing Unit), patches de firmware de som com o Sound Open Firmware, além de atualizações nos drivers de áudio. Esses preparativos indicam que o suporte completo para os processadores Core Ultra de próxima geração está tomando forma.
O mais recente progresso notável foi no último fim de semana, com a adição de suporte ao driver IGEN6 EDAC para os SoCs Panther Lake H na lista de discussão do kernel Linux. O EDAC (Error Detection And Correction) é crucial para o gerenciamento de erros de detecção e correção em processadores modernos. O patch recém-lançado utiliza a base de código do driver Meteor Lake P, já existente, e adiciona três novos IDs de die de computação (DID_PTL_H_SKU1, DID_PTL_H_SKU2 e DID_PTL_H_SKU3), essenciais para o suporte ao Panther Lake H.
Esses IDs são responsáveis por identificar e habilitar o suporte à correção de erros no hardware específico do Panther Lake H, que compartilha registros IBECC (Intel In-Band ECC) com os SoCs Meteor Lake P. O patch foi testado em um dispositivo real de Panther Lake H, garantindo a funcionalidade do driver com o hardware. A inclusão desses IDs ao driver EDAC é um marco importante no suporte de software para essa nova geração de processadores da Intel.
Esse patch está em processo de upstream e deve ser integrado ao próximo ciclo do Linux v6.13, preparando assim o kernel para o lançamento do Panther Lake.