A empresa Elektrobit anunciou o EB Corbos Linux, o primeiro sistema operacional de código aberto do mundo avaliado como compatível com os padrões de segurança funcional do setor automotivo. O Linux para aplicações de segurança da EB Corbo fornece à indústria a primeira solução de sistema operacional automotivo de código aberto para aplicações de segurança, incluindo manutenção de ciclo de vida completo. A base para o Linux da subsidiária operada de forma independente da Continental é o Ubuntu.
EB Corbos Linux
A solução inovadora recebeu uma avaliação técnica positiva da TÜV Nord para o elemento de segurança fora de contexto (SEooC) com base nas duas normas de segurança ISO 26262 ASIL B e IEC 61508 SIL 2. O que há muito é comum em outras indústrias de alta tecnologia foi restringido na indústria automotiva por rígidos requisitos de segurança: o uso de software de código aberto. Com o Linux para aplicações de segurança da EB Corbo, os fabricantes e fornecedores automotivos puderam pela primeira vez usar o Linux em domínios funcionais de computação de alto desempenho (HPC) relevantes para a segurança, como aplicações para sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS) e veículos autônomos (AV), a empresa disse. A solução também deverá ser adequada para outras áreas relevantes para a segurança, como cuidados de saúde, engenharia mecânica e energia.
O Linux da EB Corbo para aplicações de segurança vem com até 15 anos de manutenção para garantir a segurança durante toda a vida útil do produto. O código aberto também difere do software proprietário em sua transparência, flexibilidade e segurança inerentes, diz Elektrobit.
“Este é um avanço revolucionário para o software automotivo; muitos na indústria têm se esforçado para atingir esse objetivo. Estamos orgulhosos de sermos os primeiros a elevar com sucesso o desenvolvimento e a manutenção de software para funções críticas de segurança a um padrão reconhecido globalmente”, disse Mike Robertson, Diretor de Produto e Diretor Geral da Elektrobit.
O usuário final deverá ver mais e melhores veículos definidos por software na estrada mais cedo. E, tal como estão habituados a receber através dos seus telefones, receberão atualizações over-the-air dos seus veículos durante todo o ciclo de vida, com os fabricantes de automóveis capazes de implementar de forma rápida e económica. O futuro da mobilidade definida por software está aqui!
As principais empresas de tecnologia, incluindo Arm e Canonical, estão colaborando com a Elektrobit para acelerar a transformação em direção à mobilidade definida por software e acolheram com satisfação o anúncio.