Em breve, o Linux no iPhone será possível

Em breve, o Linux no iPhone será possível
Imagem: Twitter.

Em breve, você poderá executar o Linux no seu iPhone, como faria em um dispositivo Android através da funcionalidade de dual boot. Até agora, não era possível fazer dual boot em um dispositivo iOS de 64 bits. Além disso, apenas os modelos iPhone anteriores ao iPhone 5 e iPad lançados antes da 4ª geração do iPad podiam fazer dual boot.

Em breve, o Linux no iPhone será possível

No entanto, agora, os jailbreakers e desenvolvedores populares Raffaele e mcg29 publicaram instruções detalhadas mostrando como inicializar dispositivos iOS de 64 bits com dual boot, numa página do GitHub.

As instruções consistem em etapas detalhadas para particionar e restaurar o sistema de arquivo raiz, criando ramdisk personalizado, modificando a partição do sistema de arquivos e inicializando em dispositivos.

Apesar dessas instruções listarem as etapas focadas principalmente na partição do iOS, pode-se usar as mesmas instruções para inicializar também os kernels Linux e Android.

Com os kernels Linux adequados já disponíveis para inicialização, em breve poderemos ver o suporte ao dual boot com Linux em dispositivos iOS. Além disso, os kernels Linux suportam a inicialização sem armazenamento flash e outros drivers importantes a partir de agora. Ainda mais, não está longe o dia em que iPhones de inicialização tripla com iOS, Android e Ubuntu Touch serão realidade.

Raffaele recentemente compartilhou um tweet dizendo que ele teve êxito em inicializar em quad-booting (sim, você leu certo) um iPad Mini 2 com o iOS 11.3.1 como o sistema operacional principal.

Enquanto isso, se as instruções traçadas pelos jailbreakers parecerem um novo projeto que você poderá executar durante a quarentena do coronavírus, recomendamos que você use um iPhone secundário e não seu dispositivo principal.

Em breve, o Linux no iPhone será possível
Não está longe o dia em que iPhones de inicialização tripla com iOS, Android e Ubuntu Touch serão realidade.

Por fim, caso queira ler mais matérias sobre código aberto, Linux, Android, hardware, programação e ficar atualizado com as novidades do mundo da tecnologia, fique à vontade para acompanhar as matérias no canal do Sempre Update no Telegram.

Fonte: Fossbytes

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile