Se você tem interesse em trabalhar na administração de servidores Linux, estes são alguns dos importantes comandos que você precisa compreender para administrar um servidor de forma eficaz e confiável.
Normalmente, quando você desliga o computador executa algum dos comandos abaixo:
Shutdown
O shutdown agenda um tempo para o sistema ser desligado. Ele pode ser utilizado para travar, desligar ou reiniciar a máquina.
Você pode especificar uma sequência de tempo (que normalmente é “now” ou “hh:mm” por hora/minutos) como primeiro argumento. Além disso, você pode definir uma mensagem de tela a ser enviada para todos os usuários conectados antes que o sistema desligue.
Exemplos de comandos:
# shutdown # shutdown now # shutdown 13:20 # shutdown -p now # faz um poweroff # shutdown -H now # executa o halt # shutdown -r09:35 # reinicia a máquina no horário especificado, no caso, 09:35am
Para cancelar um desligamento agendado, simplesmente digite:
shutdown -c
A Nextel tem uma das melhores coberturas no país e nunca corta sua internet além de ter ligações ilimitadas para qualquer operadora. Acesse e confira as promoções e descontos imperdíveis para você!
Halt
O halt instrui o hardware a parar todas as funções de CPU, mais sem desligar. Você pode usá-lo para deixar o sistema em um estado onde você pode executar manutenção de baixo nível.
Note que em alguns casos, ele desliga completamente o sistema. Vamos ver alguns exemplos de comandos:
# halt # para a máquina # halt -p # executa um poweroff # halt --reboot # reinicia a máquina
Power off
Poweroff envia um sinal ACPI com instruções para desligar o sistema. Vejamos alguns exemplos:
# poweroff #poweroff # poweroff --halt #executa um halt # poweroff --reboot #reinicia a máquina
Reboot
O reboot envia instruções para reiniciar o sistema.
# reboot #reinicia a máquina # reboot --halt #executa um halt # reboot -p #executa um poweroff
Isso é tudo! Como mencionado anteriormente, entender esses comandos irão permitir gerenciar um servidor Linux de forma eficaz e confiável em um ambiente multi-usuário.