Para aqueles interessados pela estrutura do sistema operacional de código aberto Genode e sua camada de abstração de microkernel, o Genode OS 19.05 acaba de sair como o mais novo lançamento de recurso trimestral. A principal novidade é que oGenode OS 19.05 adiciona o ARM de 64 bits.
A versão Genode 19.05 é focada principalmente no suporte a plataformas. Ele adiciona compatibilidade com a arquitetura ARM de 64 bits (AARCH64), vem com melhorias dos vários kernels visados ??pela estrutura e estende a lista de hardware suportado. A maior diversidade de plataformas de base exige unificações para manter o hardware e a paisagem do kernel gerenciáveis, diz o anúncio de lançamento.
Características do Genode OS 19.05
O Genode 19.05 introduz uma interface de virtualização independente do kernel, suporte inicial ao ARM de 64 bits (AArch64), o novo/atualizado conjunto de ferramentas usa o C ++ 17 por padrão com o GCC 8.3 e várias atualizações de tempo de execução.
A cadeia de ferramentas do compilador atualizada usa o GCC 8.3 emparelhado com Binutils 2.32 e libstdc ++ 8.3.0. Do mesmo modo, usa C ++ 17 como o modo de linguagem C ++ padrão para construir a estrutura do sistema operacional. Com a adição do AArch64, o Genode OS agora suporta x86, x86_64, ARM de 32 bits, ARM de 64 bits e RISC-V.
O Genode OS 19.05 também traz drivers de rede Intel atualizados, melhor suporte a Xilinx Zynq, suporte de placa i.MX7 Dual SABRE e vários trabalhos nos diferentes micro-núcleos suportados.
Nossa porta do OpenJDK tornou-se capaz de hospedar a estrutura Spring e o servidor da web Tomcat, há melhorias bem-vindas das ferramentas de gerenciamento de pacotes e adicionamos novas opções para a rede em nível de usuário, conclui o anúncio.
Mais detalhes sobre Genode OS 19.05 em Genode.org.