A polêmica está lançada. O GitHub começa a bloquear desenvolvedores em países que enfrentam sanções comerciais dos EUA. Há um debate sobre a liberdade de expressão depois que o GitHub, da Microsoft, “restringiu” a conta de um desenvolvedor baseado na região da Criméia, na Ucrânia. O usuário pegou o serviço para hospedar seu site e software de jogos.
O GitHub disse esta semana a Anatoliy Kashkin, um cidadão russo de 21 anos que vive na Crimeia, que “restringiu” sua conta do GitHub. Então, a empresa alegou que foi “devido aos controles comerciais dos EUA”.
Kashkin usa o GitHub para hospedar seu site e o GameHub, um lançador para sistemas Linux que combina jogos do Steam, GOG e Humble Bundle em uma única interface de usuário.
GitHub bloqueia desenvolvedores em países que enfrentam sanções comerciais dos EUA
Kashkin diz que o GitHub informou a ele nesta semana que restringiu sua conta, apontando para sua página sobre os controles comerciais dos EUA, que lista Crimeia, Cuba, Irã, Coréia do Norte e Síria como países que enfrentam sanções dos EUA.
Como o desenvolvedor relata, o site https://tkashkin.tk, que está hospedado no GitHub, agora retorna um erro 404. Ele também não pode criar novos repositórios privados do GitHub ou acessá-los.
Embora seu site possa ser facilmente transferido para outro provedor de hospedagem, o bloqueio representa um desafio para seu trabalho no GameHub. Isso porque ele já possui audi?ncia consolidada.
O GitHub tem muitos recursos úteis e é seguro assumir que muitas das pessoas interessadas no GameHub já usam o GitHub, escreveu Kashkin.
Quais as alternativas?
Outros usuários do GitHub sugeriram que ele use outros serviços de hospedagem, como o GitLab ou o Atlassian, que executa o serviço BitBucket Git.
No entanto, o primeiro está sediado nos EUA. Enquanto o segundo foi fundado na Austrália, mas também está listado na bolsa NASDAQ dos EUA desde 2015. Portanto, isso significa que ambos provavelmente precisarão cumprir as mesmas sanções comerciais.
O GitHub oferece aos desenvolvedores um formulário de apelação para contestar restrições. Porém, Kashkin disse à ZDNet que, neste momento, não há nada a ganhar com a apelação da restrição.
É apenas inútil. Minha conta é sinalizada como restrita e, para desmarcá-la, tenho que fornecer uma prova de que não moro na Crimeia. Na verdade, sou um cidadão russo com registro na Crimeia. Estou fisicamente na Criméia, e eu estou vivendo na Criméia toda a minha vida, disse ele.
Detalhes das restrições
Para desenvolvedores como Kashkin, o texto sobre as restrições do GitHub também não é exatamente útil.
Para usuários individuais, que não são restritos pelas sanções econômicas dos EUA, o GitHub atualmente oferece serviços restritos limitados nesses países e territórios. Isso inclui acesso limitado aos serviços de repositório público do GitHub apenas para comunicações pessoais, diz o documento.
Como o GitHub observa em sua página sobre controles comerciais dos EUA, as sanções dos EUA se aplicam ao seu serviço de hospedagem online, o GitHub.com. No entanto, seu software pago no local – voltado para usuários corporativos – pode ser uma opção para os usuários nessas circunstâncias. Ele também afirma estar em discussões com reguladores dos EUA sobre como corrigir a situação.
Os usuários são responsáveis ??por garantir que o conteúdo que eles desenvolvem e compartilham no GitHub.com está em conformidade com as leis de controle de exportação dos EUA. Então, isso inclui o EAR (Regulamentos de Administração de Exportação) e o ITAR, diz o GitHub.
A oferta de serviços hospedados em nuvem disponível no Github.com não foi projetada para hospedar dados sujeitos ao ITAR e atualmente não oferece a capacidade de restringir o acesso ao repositório por país. Se você estiver procurando colaborar no ITAR ou em outros serviços de exportação, dados controlados, recomendamos que você considere o GitHub Enterprise Server, a oferta local do GitHub.
GitHub bloqueia desenvolvedores em vários países que enfrentam sanções comerciais dos EUA
Kashkin não é o único desenvolvedor de uma nação sancionada pelos EUA que recentemente enfrentou problemas no GitHub. Ele disse que amigos na Crimeia enfrentaram recentemente restrições semelhantes relacionadas à sanção.
O GitHub também está impondo restrições no Irã. Hamed Saeedi, um desenvolvedor baseado no Irã, postou uma queixa no Medium, alegando que “o GitHub bloqueou minha conta e eles pensam que eu estou desenvolvendo armas nucleares”.
O desenvolvedor afirma usar o GitHub desde 2012. Assim, ele diz que recentemente recebeu um e-mail do GitHub sobre controles de comércio, muito parecido com o Kashkin. Portanto, ele também diz que o GitHub bloqueou todas as contas iranianas.
Devido às restrições da lei de controle comercial dos EUA, sua conta do GitHub foi restringida, avisou o GitHub.
Para contas individuais, você pode ter acesso limitado a serviços gratuitos de repositório público do GitHub apenas para comunicações pessoais, continuou.
O GitHub o guiou para a página de controles de comércio do serviço. Do mesmo modo, ofereceu um link para a página de apelações.