O politicamente correto há muito invadiu o mundo open source e de software livre. Dentro desta perspectiva, o GitLab está seguindo a mesma abordagem do GitHub e de outros serviços, programas, códigos etc e agora usando “main” como o nome do branch padrão para novos repositórios Git.
Portanto, segue os mesmos passos do trabalho realizado no Git upstream que começou ainda no ano passado. Desde então, é grande o esforço para habilitar um nome de branch padrão com facilidade, em vez de apenas depender de “master”. Assim sendo, segue o movimento mais amplo do ecossistema de software livre para remover referências master/slave do dicionário de tecnologia. Portanto, o GitLab adota uma postura semelhante ao GitHub, Atlassian e outros no incentivo ao uso de “Main” como o nome do branch padrão daqui para frente.
GitLab será padronizado como “Main” para novos repositórios Git
Em uma postagem do blog ontem, o GitLab descreveu o trabalho que eles estão realizando agora tendo main sendo o nome do branch padrão para GitLab.com e usuários autogerenciados com novos repositórios. Além disso, o nome do branch padrão para o próprio projeto GitLab também está mudando do MASTER para o MAIN. Os projetos existentes não serão afetados, a menos que os proprietários do código queiram e alterem o nome do branch por conta própria.
Os mantenedores do projeto Git, em coordenação com a comunidade mais ampla, têm ouvido o feedback da comunidade de desenvolvimento sobre como determinar um nome mais descritivo e inclusivo para o branch padrão e oferecer aos usuários opções para alterar o nome do branch padrão (geralmente
master
) de seus repositório, diz a postagem feita pela equipe do GitLab.
Por outro lado, com o GitLab 14.0 previsto para o início do segundo semestre, todas as suas “principais” mudanças devem estar em vigor. Mais detalhes no blog do GitLab.
Phoronix