GNOME traz de volta um recurso antigo

gnome-traz-de-volta-um-recurso-antigo

O GNOME está trazendo de volta um recurso antigo, removido há anos. Os menus e indicadores do aplicativo podem estar voltando. Mas, será que alguém lembra dele?

Os indicadores de aplicativos eram uma forma de interagir com os aplicativos executados em segundo plano no painel superior. Isso foi removido do GNOME há anos, mas parece que agora é a hora de retornar.

Recurso antigo de volta ao GNOME

Você pode adicionar uma extensão para indicadores de aplicativos para obter a mesma funcionalidade desse recurso retirado do GNOME. Mas você não encontra mais a capacidade por padrão em distribuições que usam o ambiente de área de trabalho GNOME padrão, como o Fedora.

No entanto, o Ubuntu, em algumas de suas versões oficiais e outras distribuições como Pop!_OS suportam os ícones da bandeja do sistema, embora o GNOME os tenha descartado.

Agora, após anos de mudanças no design, parece que podemos estar vendo algo semelhante no GNOME novamente. Ele estaria adicionando uma maneira rápida de verificar aplicativos ativos em segundo plano.

Verificando aplicativos em segundo plano

Atualmente, não há uma maneira rápida de descobrir os aplicativos em execução em segundo plano sem uma janela ativa. No entanto, o GNOME deve mudar isso de uma vez por todas, já que o processo atual é incômodo, com o usuário tendo que usar o gerenciador de tarefas ou as ferramentas de monitoramento do sistema para obter melhores insights.

Com versões futuras do GNOME (provavelmente GNOME 44), você pode esperar um recurso para monitorar aplicativos em execução em segundo plano diretamente no painel de menu do painel superior. Isso facilitará bastante para os usuários que precisam fazer esse monitoramento.

gnome-traz-de-volta-um-recurso-antigo
Imagem> It´s FOSS News

A ideia de Allan Day ainda está em discussão e uma maquete de design foi compartilhada. No entanto, há uma boa chance de ser aceito. Essa ideia também levou o desenvolvedor Georges Basile Stavracas Neto a expor o componente xdg-desktop-portal do Flatpak, facilitando a detecção de aplicativos Flatpak em execução, aponta o It´s FOSS News.

Isso também traria indicadores de aplicativos de volta?

Não exatamente. Com esse recurso, o GNOME visa permitir que você veja rapidamente os aplicativos em execução em segundo plano e gerencie-os. No entanto, você ainda tem alguns cliques para chegar a esse ponto.

Os indicadores do miniaplicativo ou os ícones da bandeja do sistema eram uma maneira mais rápida de acessar os aplicativos executados em segundo plano, embora nem todos os aplicativos em segundo plano estivessem listados.

De qualquer forma, esse “novo” recurso é melhor do que nada.