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Intel ativa suporte a ray tracing com 64 bits no driver Vulkan para GPU Xe3

A Intel deu mais um passo importante rumo à nova geração de GPUs com o início da preparação para suporte aprimorado a ray tracing em sua futura arquitetura Xe3. O suporte foi oficialmente incorporado ao driver Vulkan (ANV) no repositório Mesa Git, com destino à versão Mesa 25.2, prevista para o próximo trimestre.

Ray tracing em 64 bits chega ao Mesa para a Xe3

A principal novidade é a ativação do modo de estrutura de memória 64 bits para ray tracing, recurso exclusivo da futura linha de GPUs Xe3. Isso marca uma separação clara no código entre as gerações Xe1/Xe2 e Xe3+, com a Intel agora tratando os shaders de construção de hierarquia de volumes (BVH) separadamente para cada linha.

A alteração, que começou a ser desenvolvida há cerca de três meses, foi finalmente mesclada no branch principal do Mesa com dezenas de commits liderados por Sagar Ghuge e Kevin Chuang. Ela inclui modificações nos dados de memória MemHit e MemRay, fundamentais para a manipulação de raios em estruturas de dados mais modernas e eficientes.

Otimizações para a nova geração de GPUs Intel

A implementação visa preparar o ecossistema Linux para os produtos Intel a partir de 2025, como:

  • Panther Lake com gráficos integrados Xe3.
  • Arc Celestial C-Series, linha de GPUs discretas com foco em desempenho gráfico e ray tracing em jogos.

A nova estrutura de memória permitirá que shaders aproveitem registros maiores, otimizando o armazenamento e o acesso a dados em tempo real, algo essencial para ray tracing em cenas complexas.

Além disso, houve ajustes no tratamento dos atributos de interseção (hit attributes) para triângulos, especialmente nas coordenadas baricêntricas, agora processadas com precisão de 24 bits unorm em Xe3.

Código detalhado já disponível

O merge inclui diversos aprimoramentos no pipeline RT dispatch e nos componentes de debug para suportar o novo modelo de 64 bits. A estrutura de BVH agora também é adaptada dinamicamente para atender ao hardware Xe1/2 ou Xe3+, garantindo retrocompatibilidade.

Para desenvolvedores e interessados técnicos, o merge completo pode ser consultado no GitLab do Mesa.

Por Emanuel Negromonte

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

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