KDE Partition Manager agora permite que os usuários redimensionem seus sistemas de arquivos criptografados com LUKS e KPMcore 2.2.0 também está disponível para download.
KDE Partition Manager e KPMcore 2.2.0 são duas versões principais, finalmente trazendo o suporte adequado LUKS (Linux Unified Key Setup), no sentido de que o software agora é capaz de criar volumes LUKS em drivers de disco, bem como a formatação do sistema de arquivos interno, além de detectar o recipiente LUKS.
O desenvolvedor recomenda que você tenha cryptsetup 1.6 ou posterior instalado no seu sistema operacional GNU/Linux antes de tentar criar volumes LUKS, que suportam volumes ext2, ext3, EXT4, Btrfs, ReiserFS, Reiser4, XFS, JFS, troca, ZFS e LVM físicos para o sistema de arquivos internos e criptografados.
Andrius Štikonas disse:
Diferente do suporte de detecção para LVM PV, o suporte para LVM ainda não está implementado, mas isso pode mudar em breve como resultado do projeto GSoC, já há algum tempo este projeto apoia o redimensionamento LVM PV através do git master. Se você criar outros sistemas de arquivos manualmente usando ferramentas de linha de comando ainda irá funcionar.
Volumes LUKS pode ser aberta e fechada
Além disso, o software agora permite que você mova partições LUKS encriptados, verificar se os sistemas de arquivos internos possuem erros, permite remontá-los, bem como criar rótulos, retirar partições LUKS abertas e copiar partições LUKS (estas operações exigem que as partições LUKS devam ser fechadas posteriormente).
Fora isso, há um melhor suporte para a mais recente versão do Qt 5.6.1 GUI toolkit, suporte melhorado ao redimensionamento de sistemas de arquivos NILFS2, o apoio à criação rótulos NTFS via componente ntfslabel do NTFS-3G, bem como a compilação Clang e suporte C++ 11. KPMcore 2.2.0 também está liberada e disponível para o instalador Calamares 2.2.2.
Você pode baixar os fontes do KDE Partition Manager 2.2.0 a partir do link abaixo, mas nós recomendamos que você verifique a nova versão nos principais repositórios de seu sistema operacional. A nova versão já está disponível para usuários do Arch Linux.