KDE Plasma 6.1.4 Desktop é lançado com várias melhorias!

Imagem com a interface do KDE Plasma 6.1.4

O Projeto KDE acaba de lançar o KDE Plasma 6.1.4 como a quarta atualização estável na mais recente série KDE Plasma 6.1. Essa nova versão chega três semanas depois do KDE Plasma 6.1.3 traz muitas melhorias.

KDE Plasma 6.1.4 Desktop

O KDE Plasma 6.1.4 Desktop melhora a suavidade do redimensionamento dos widgets do Plasma, atualiza o pop-up de grupo em estilo de lista textual do Gerenciador de Tarefas do Plasma para dimensioná-lo corretamente e refina a forma como o KRunner compara o texto com as páginas de Configurações do Sistema para ser menos agressivo ao mostrá-las aos usuários para pesquisas com uma correspondência muito fraca.

Esta nova versão também melhora o gerenciador de janelas e compostos do KWin, que agora garantirá que a barra de título da janela esteja visível para permitir que os usuários a movam. O KDE Plasma 6.1.4 também adiciona um novo recurso para o gerenciador de janelas e compostos do KWin para rodar com recursos em tempo real em sistemas que usam a biblioteca musl, como o Alpine Linux. Além disso, o suporte de 10 bits por cor (BPC) do KWin foi desabilitado para monitores conectados a um dock.

Correção de falhas

Várias falhas foram corrigidas nessa nova versão, incluindo um bug no notificador de espaço livre que fazia com que ele sinalizasse partições quase cheias como somente leitura em distribuições imutáveis?como o Fedora Kinoite, uma falha comum e inesperada no Plasma, bem como uma falha no gerenciador de janelas do KWin no X11 ao desabilitar e habilitar a composição.

Também foram corrigidos dois problemas com os modos de posicionamento de papel de parede “Centralizado” e “Dimensionado e cortado” do Plasma, que faziam com que imagens de certos tamanhos fossem exibidas incorretamente em algumas escalas de tela.

Essa versão também corrige uma falha no daemon Powerdevil que ocorria depois que o sistema entrava em hibernação devido à inatividade e uma regressão no Plasma 6.0 que tornava os ícones de foco “remover este item” no histórico do KRunner invisíveis.

Uma regressão recente que fez com que widgets do Gerenciador de Tarefas de várias linhas ocupassem muito espaço nos painéis do Plasma que usavam o modo de tamanho “Ajustar ao conteúdo” e três regressões de portabilidade do Plasma 6 na Exibição de Pasta que fizeram com que a representação do widget perdesse seu recurso de título personalizado também foram corrigidas.

Além disso, o KDE Plasma 6.1.4 corrige um problema que fazia com que o novo recurso de buffer triplo do KWin causasse travamentos, corrige o arrastamento de capturas de tela e outros arquivos de notificações do Plasma para aplicativos baseados no Chromium e corrige um problema que impedia que aplicativos Flatpak/sandbox/usando portal solicitassem inibição de suspensão.

Imagem com a interface do KDE Plasma 6.1.4

O Plasma Discover também recebeu alguma atenção para não mais fazer com que vários alertas e itens de informação nas páginas de descrição de certos aplicativos apareçam incorretamente. Por último, mas não menos importante, o aplicativo Configurações do Sistema foi aprimorado para encerrar corretamente após alterar o fuso horário atual do sistema, e os widgets nos painéis Plasma foram atualizados.

Via: 9to5Linux