Testes beta

KDE Plasma 6.3 Beta: novidades e melhorias para testes

O KDE Plasma 6.3 Beta já está disponível, trazendo novos recursos como clonar painéis, melhorias no KWin e notificações de bateria para fones de ouvido. Confira as novidades e como testar!

KDE Plasma 6.3 Beta
Imagem: YouTube

O KDE Plasma 6.3 Beta já está disponível para os usuários, trazendo várias melhorias e novos recursos que prometem aprimorar a experiência do desktop Linux. Com a chegada das versões beta de KDE Gear 24.12.1 e KDE Frameworks 6.10, o ambiente de desktop continua sua evolução. A seguir, confira os destaques dessa atualização que está por vir.

Novos recursos e melhorias no KDE Plasma 6.3

KDE Plasma 6.3 Beta
Imagem: Reddit

O KDE Plasma 6.3 traz recursos inovadores, como a capacidade de clonar painéis e configurar atalhos de teclado para mover janelas entre zonas de blocos personalizados. A novidade também inclui a opção de configurar a precisão das cores da tela no KWin e uma melhoria na gestão das áreas de trabalho virtuais, agora lembradas por atividade.

Além disso, o KDE Plasma 6.3 terá uma interface reformulada na página do Tablet Gráfico nas Configurações do Sistema, e um novo recurso de notificações para indicar quando a bateria de fones de ouvido sem fio estiver baixa.

Melhorias de usabilidade

Agora, o Plasma 6.3 também permitirá que você configure o touchpad para ser desativado automaticamente quando um mouse for conectado, e oferece suporte aprimorado ao dimensionamento fracionário para todos os monitores. Outra atualização importante é a possibilidade de tornar os widgets na área de trabalho ligeiramente translúcidos, oferecendo uma estética mais moderna e limpa.

O Plasma Discover, o gerenciador de pacotes, também foi aprimorado para mostrar se os aplicativos são verificados por desenvolvedores ou terceiros confiáveis, além de exibir com mais precisão o progresso das instalações, principalmente ao lidar com Flatpaks que requerem a atualização de tempos de execução.

Melhorias no gerenciamento de tarefas e impressoras

Entre outras melhorias, o KDE Plasma 6.3 agora apresenta um indicador de agrupamento no widget do Gerenciador de Tarefas, que segue a cor de destaque atual. Além disso, a área da bandeja do sistema exibirá ícones de aplicativos corretamente, substituindo ícones simbólicos quando necessário.

Outra novidade é a atualização na Central de Informações, que agora mostra todas as GPUs do sistema, além da contagem de ciclos da bateria do laptop. O aplicativo também permitirá que os usuários alterem a funcionalidade dos botões da caneta de tablet e mostrem a fila de impressão de cada impressora conectada.

Alterações na configuração do sistema

A categoria “Configurações” foi removida do menu Kickoff, e seus itens foram realocados na categoria “Sistema”. Agora também é possível desabilitar temporariamente as regras de janela do KWin, sem precisar excluí-las, o que oferece mais flexibilidade aos usuários.

Quando esperar o lançamento final?

O lançamento final do KDE Plasma 6.3 está previsto para 11 de fevereiro de 2025. Para os integradores de sistemas, os tarballs estáveis estarão disponíveis em 6 de fevereiro, permitindo que as distribuições Linux se preparem para oferecer o novo Plasma o mais rápido possível.

Por enquanto, os usuários podem testar a versão beta do KDE Plasma 6.3 nas edições de teste do openSUSE Tumbleweed ou KDE neon. No entanto, vale lembrar que, por se tratar de uma versão de pré-lançamento, é recomendável não utilizá-la em ambientes de produção.