Categorias
Kernel

11 mantenedores russos removidos do kernel Linux por sanções e requisitos legais

Em 22 de outubro de 2024, Greg Kroah-Hartman, responsável pela manutenção da versão estável do kernel Linux, fez uma alteração na lista de mantenedores das subsistemas do kernel, removendo 11 desenvolvedores, supostamente ligados a empresas russas. A justificativa oficial fornecida foi “cumprimento de vários requisitos de conformidade”. Apesar disso, foi indicado que esses desenvolvedores poderão ser reintegrados à lista caso apresentem a documentação necessária.

Questionamentos sobre a transparência

Geert Uytterhoeven, mantenedor da porta Linux para a arquitetura m68k, manifestou preocupação sobre a vaguidade dos termos usados para justificar a remoção. Ele afirmou que, por ser um projeto de código aberto, seria importante esclarecer o que exatamente se entende por “requisitos de conformidade” e qual documentação seria necessária para a reintegração. Ele também alertou que essas ações sem critérios claros podem abrir precedentes para futuros abusos.

Lista de desenvolvedores removidos

Os mantenedores removidos contribuíam para diferentes subsistemas e drivers do kernel, como sistemas DVB, arquitetura ARM, Alpha, sistemas de arquivos UFS, entre outros. Abaixo, os nomes e áreas de atuação dos desenvolvedores removidos:

  1. Abylay Ospan — drivers para sistemas DVB NETUP PCI, HELENE, ASCOT2E, HORUS3A, LNBH25 e CXD2841ER.
  2. Alexander Shiyan — port para ARM/CIRRUS LOGIC CLPS711X.
  3. Dmitry Kozlov — drivers PPTP e GRE Demultiplexer.
  4. Dmitry Rokosov — driver para EMSENSING MICROSYSTEMS MSA311.
  5. Evgeniy Dushistov — sistema de arquivos UFS.
  6. Ivan Kokshaysky — port para a arquitetura Alpha.
  7. Nikita Travkin — driver para o controlador ACER ASPIRE 1.
  8. Serge Semin — plataforma BAIKAL-T1, drivers baseados em MIPS, entre outros.
  9. Sergey Kozlov — drivers para sistemas DVB NETUP PCI, ASCOT2E, HORUS3A, LNBH25 e CXD2841ER.
  10. Sergey Shtylyov — drivers para sistemas de armazenamento PATA e controladores SATA.
  11. Vladimir Georgiev — driver para MICROCHIP POLARFIRE FPGA.

Discussão e posicionamento de Linus Torvalds

Linus Torvalds também se manifestou sobre a remoção, recusando-se a revertê-la e explicando que os requisitos de conformidade não estão restritos apenas aos Estados Unidos, mas se relacionam com sanções internacionais impostas à Rússia. Torvalds também afirmou que questões legais foram explicadas por advogados, e ele não pretende iniciar um debate jurídico com participantes aleatórios da comunidade, que ele suspeita serem “trolls pagos”.

Por Emanuel Negromonte

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

Sair da versão mobile