O Linux Kernel 6.9 segue com suas mudanças, atualizações e até remoções de códigos. Hoje o dia foi marcado por algumas movimentações na lista do Linux Kernel. No entanto, vamos elencar conforme a relevância de cada uma delas.
Linux Kernel 6.9 segue limpando sujeira da Intel
A Intel que sempre colaborou com o Linux Kernel vem deixando a desejar nos últimos meses. Mas, é fato que a empresa deixou para trás a plataforma “Carillo Ranch”, que soma mais de 20 anos de idade. Na época, o Carillo Ranch era um processador com apenas 1 núcleo de 32 bits para dispositivos embarcados abaixo de 20 Watts.
Mas, como sempre, a Intel resolveu criar, criar e criar e não lançar. Sim, o produto não saiu do mundo dos códigos e nem do Linux Kernel. Esquecido, a equipe do Linux Kernel resolveu começar a limpar os lixos deixados pela Intel. Só para se ter uma ideia da complexidade, a limpeza do código do Carillo Ranch começou em 2023 e segue em 2024.
Em 2023 foi removido o suporte a vídeo e outras coisinhas que não fazem nenhum sentido em 2024. Mas, foi identificado que parte do código do Linux Kernel 6.9 ainda continha trechos do código para o falido Carillo Ranch da Intel. Por fim, este código do driver Carillo Ranch MTD não existe mais na próxima versão do Linux Kernel.
Gamepads Snakebyte agora tem suporte oficial no Linux Kernel 6.9
Agora, vamos para notícias de inclusão de código. O Linux Kernel 6.9 recebe o driver XPad. Com essa atualização há suporte oficial ao Goodix Berlin I2C e SPI ctouch, além do suporte a tela sensível ao toque Imagis IST3032C e IST3038B, eliminando o antigo driver Synaptics Navpoint.
Para quem nunca ouviu falar, o Snakebyte é um fabricante alemão de produtos para games. Neste momento, os dispositivos oficialmente suportados pelo Linux Kernel 6.9 são os controles Snakebyte GAMEPAD BASE X e Snakebyte GAMEPAD RGB X.
Estes produtos são comumente utilizados por gamers que utilizam Xbox. Se você ficou interessado no assunto e se quiser acompanhar mais atualizações para este mesmo drivers, acesse o link da discussão do Linux Kernel.
AMD atualiza driver AMD P-State no Linux Kernel 6.9
A AMD segue enviando atualizações para o seu driver AMD P-State, que inicialmente já sabiamos que haveria suporte. No entanto, a empresa quer garantir um desempenho aprimorado do Core Perfomance Boost. A atualização havia sido enviada para a equipe do Linux Kernel 6.9 em janeiro de 2024. Mas, somente agora que o patch começou a ser revisado e deve ser implementado.
O Core Performance Boost consegue aumentar ou baixar a frequência do processador. Mas, precisa ter energia suficiente e está com a dissipação de calor em dia. Sem atender a estes dois requisitos não será possível aumentar a frequência do processador da AMD, a regra vale para qualquer sistema.
Além desta atualização, que vai melhorar significativamente o desempenho de alguns produtos AMD. A empresa também tem respondido com rapidez aos bugs reportados pela equipe do Linux Kernel. Assim, também acredita-se que novos recursos e mais correções devem chegar para o Linux Kernel 6.10.