A janela de mesclagem do Linux 6.7 é enorme e tem muitos recursos novos

Novo kernel Linux 6.7 lançado com Bcachefs, Intel Meteor Lake e suporte a GSP Nouveau
Linux 6.7

A janela de mesclagem do Linux 6.7 é enorme, com muitos recursos novos. A janela de mesclagem do Linux 6.7 foi absolutamente emocionante com adições como o suporte Nouveau GSP e o sistema de arquivos Bcachefs sendo adicionados. Também tem sido absolutamente massivo como uma das maiores janelas de mesclagem da história recente em termos de alterações de código. Aqui estão algumas estatísticas da janela de mesclagem do Linux 6.7 antes do lançamento de hoje do Linux 6.7-rc1.

Houve uma série de melhorias interessantes no kernel e adições de suporte de hardware mescladas neste ciclo. Houve suporte de firmware Nouveau GPU System Processor (GSP) para melhorar a série RTX 20 e mais recentes (bem como suporte inicial da série RTX 40), ativação inicial em gráficos AMD de próxima geração, muito mais ativação de Intel Arrow Lake e Lunar Lake obtendo em andamento, gráficos Intel Meteor Lake sendo declarados estáveis, suporte ao driver do adaptador Intel La Jolla Cove, suporte ao ASUS Screenpad, suporte ao AMD-Pensando Elba SoC e muitas outras novas adições de hardware.

A janela de mesclagem do Linux 6.7 é enorme e tem muitos recursos novos

Também houve outras mudanças notáveis, como Bcachefs finalmente sendo implementado, a arquitetura Itanium IA-64 sendo abandonada, melhorias no agendador, integração AppArmor IO_uring, novos recursos Btrfs, uma nova opção “make hardening.config” para alguns padrões de proteção decentes, mais FUTEX2, eliminação do MIPS AR7, revisão do carregamento do microcódigo da CPU x86/x86_64 e muito mais.Nos próximos dois dias, apresentarei minha visão geral usual dos recursos do kernel Linux com todas as alterações da versão 6.7 que achei mais interessantes. 

Enquanto isso, você pode ver alguns números na janela de mesclagem do Linux 6.7

A janela de mesclagem do Linux 6.7 é enorme e tem muitos recursos novos

Com base no commit, a janela de mesclagem do Linux 6.7 tem sido enorme. Houve 16.176 commits desde o lançamento estável do Linux 6.6 até o master (o que será v6.7-rc1 em algumas horas). Em comparação, geralmente há 12 a 13 mil commits por janela de mesclagem. As estatísticas do Git acima mostram como todos os outros kernels do Linux 6.x até o momento estão na faixa de 12 a 13k, com exceção da janela de mesclagem do Linux 6.7 sendo a maior da história recente com 14.595 commits, mas agora estourada com a janela de mesclagem do Linux 6.7 em mais de 16,1k.

Em termos de alterações de código, até esta manhã, desde o Linux 6.6, houve 12.667 arquivos alterados, 839.107 inserções, 281.192 exclusões. Muitas exclusões neste ciclo devido à eliminação do suporte à arquitetura Itanium IA-64, além da eliminação do suporte à plataforma MIPS AR7, bem como à eliminação de alguns drivers de rede Ethernet/WiFi antigos, etc. do novo recurso funcionar. Em comparação, a janela de mesclagem do Linux 6.6 viu apenas 469 mil linhas de novo código e 209 mil exclusões. 

O Linux 6.7 em uma perspectiva de adição e exclusão de linhas está se tornando totalmente massivo, sendo esta facilmente a maior janela de mesclagem da história recente.O Linux 6.7 parece ótimo e estreará como estável nos últimos dias de 2023 ou nos primeiros dias de 2024, dependendo de como o ciclo se desenrola. Dada a enorme janela de fusão e os feriados que se avizinham, é bem possível que o Linux 6.7 o ciclo será mais longo que o normal.

Fonte

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile