Acer Aspire One ARM vai ter suporte "quase completo" com Linux 6.10

Kernel Linux 6.13 vai descartar drivers de teste antigos e sem manutenção

O notebook Acer Aspire One ARM vai ter suporte “quase completo” com Linux 6.10. A boa notícia é que, com o próximo ciclo de kernel Linux 6.10, o laptop Acer Aspire One baseado em ARM contará com suporte “quase completo” para este laptop Qualcomm Snapdragon. A desvantagem, porém, é agora um dispositivo de três anos com laptops ARM muito mais interessantes no mercado e opções mais poderosas chegando ao mercado este ano.

Por um bom tempo, desenvolvedores/entusiastas de código aberto têm trabalhado no suporte Linux para o Acer Aspire One, lançado em 2021 e que apresenta um SoC Qualcomm Snapdragon 7c de oito núcleos. O SKU básico possui apenas 4 GB de memória do sistema e 64 GB de armazenamento eMMC, além de ter uma tela de 14 polegadas.

A maioria do suporte Acer Aspire One Linux foi upstreamed ao longo do ano passado, mas o suporte de driver EC é necessário para “suporte quase completo” para este laptop. Fazer com que o controlador embutido funcione bem foi uma das últimas peças restantes para uma boa experiência Linux com este laptop Acer ARM.

Acer Aspire One ARM vai ter suporte “quase completo” com Linux 6.10

Esse driver de controlador incorporado Acer Aspire One está definido para ser upstreamed para o ciclo do kernel Linux 6.10. O driver EC é necessário para monitoramento de bateria/carregador, USB Type-C DP Alt Mode HPD, detecção de status da tampa, alguma configuração de teclado e funcionalidade EC relacionada. O suporte à CE exigiu um driver personalizado que passou por meses de revisão e revisões.

Este driver Acer Aspire One foi recentemente enfileirado na plataforma-drivers-x86 para-próxima ramificação confirmando-o como pretendido para envio durante a janela de mesclagem do Linux 6.10 do próximo mês. O driver de linha quase 600 mais o código DeviceTree associado está pronto para ir para o Linux 6.10.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile