Finalmente aconteceu! Uma implementação de kernel Zstd atualizada com base no Zstd v1.5 upstream foi mesclada para o Linux 6.2 em desenvolvimento para fornecer melhor desempenho e confiabilidade para casos de compactação e descompactação Zstd de firmware compactado para compactação transparente do sistema de arquivos. Sendo assim, a implementação Zstd mais atual foi mesclada para Linux 6.2.
O código Zstd dentro do kernel do Linux não foi atualizado em um ano, quando foi atualizado para o estado Zstd 1.4.10, que já estava anos atrás do estado upstream Zstd.
Implementação Zstd mais atual foi mesclada para Linux 6.2
Com o Linux 6.2, o código do kernel Zstd foi atualizado contra v1.5.2 upstream por estar próximo da paridade com o código upstream mantido pelo Facebook/Meta. Isso deve significar compactação/descompactação Zstd mais rápida para usuários do kernel do algoritmo de compactação Zstandard.
Esse era o plano e, finalmente, no fim de semana, a solicitação pull foi enviada. Apenas alguns minutos atrás, foi incorporado por Linus Torvalds.
Isso deve render melhor desempenho para imagens de kernel compactadas com Zstd e vários outros usuários. Com essa implementação do kernel também sendo gerada de maneira quase automática a partir do código Zstd upstream, esperamos que a implementação do kernel seja capaz de se manter melhor atualizada em relação ao seu upstream.
Linux 6.2 “char/misc” muda de cenário com capacitação contínua do Intel Gaudi2
As alterações “char/misc” foram mescladas para o Linux 6.2 em desenvolvimento como a área aleatória do kernel para drivers que não se encaixam bem em outras áreas do subsistema. Notavelmente, com esta atualização para Linux 6.2, o trabalho continuado para habilitar o acelerador Habana Labs Gaudi2 AI de propriedade da Intel.
Gaudi2 como o acelerador de treinamento e inferência de IA de última geração do Habana Labs projetado para competir com – e superar nitidamente – o A100 da NVIDIA para visão computacional, processamento de linguagem natural e cargas de trabalho relacionadas. Gaudi2 foi anunciado no início deste ano e logo depois sua equipe estelar Linux de código aberto começou a postar novos patches para estender o driver de kernel Linux “habanalabs” Gaudi e Goya existente para suportar o Gaudi2.
Os últimos ciclos do kernel Linux viram mais código Gaudi2 upstream e continua assim para o Linux 6.2. Com o Linux 6.2, o driver Habana Labs adicionou uma API de espaço de usuário para obter informações de falha de página, suporte Gaudi2 PCI revisão 2, suporte para reinicializações completas do hardware e uma variedade de outras correções e itens de ativação em torno de Gaudi2.
Este trabalho de driver de kernel adicional segue o software de espaço do usuário SynapseAI Core sendo atualizado no final de novembro e agora também suporta Gaudi2. É ótimo ver o Intel/Habana Labs continuar como o fornecedor de acelerador de IA mais amigável para upstream do Linux e de código aberto.