A Intel está preparando novos recursos para o driver gráfico de código aberto no Linux, focando em capacidades de exibição aprimoradas para suas próximas gerações de GPUs. Dois novos conjuntos de patches foram recentemente submetidos, trazendo suporte para resoluções de 6K e 8K, acompanhados de motores de compressão de exibição para garantir uma experiência gráfica fluida em altas resoluções e taxas de atualização.
Suporte para resolução de 6K em um único CRTC
O primeiro patch, liderado por Suraj Kandpal, adiciona suporte para a resolução de 6K em um único CRTC (Timing Controller). O patch permite que as futuras GPUs da linha Xe3 utilizem uma maior largura e altura de origem em um único canal, sendo ideal para cenários que exigem alta resolução sem comprometer a qualidade. Além disso, ajustes de frequência de clock foram integrados ao código previamente.
De acordo com o patch:
“Aumentamos a largura e a altura da fonte para suportar 6K em um único pipe.”
Essas mudanças são fundamentais para a evolução das GPUs Intel Xe3, que começam a ter seu suporte incorporado no kernel Linux. O patch incluiu modificações nos arquivos principais do driver DRM da Intel, com um total de 25 inserções de código, garantindo que a arquitetura futura suporte a resolução de 6K sem problemas de desempenho.
Patches para suporte a 8K com 120Hz e 12 fatias DSC
O segundo conjunto de patches, enviado por Ankit Nautiyal, expande as capacidades de compressão de exibição do driver gráfico da Intel. Ele adiciona suporte para três motores VDSC (Display Stream Compression) no Battlemage, a fim de permitir o uso de resoluções de 8K a 120Hz. Cada pipe de exibição pode lidar com até 12 fatias DSC (Display Stream Compression), tornando possível o uso de altas resoluções e taxas de atualização sem consumir largura de banda excessiva.
O patch explica:
“Para o BMG, três motores VDSC são suportados e cada canal pode suportar três fatias. Em cenários de ultrajoiner, como 8K a 120Hz, precisamos de 12 fatias de DSC.”
As mudanças no driver garantem que as GPUs Xe2 e Xe3 sejam capazes de suportar essas resoluções ultrajantes com estabilidade e desempenho otimizado. Os ajustes incluem a modificação de seis arquivos no driver gráfico, resultando em 73 inserções de código e a remoção de 21 linhas, focando em melhorias de desempenho e preparação para cenários de uso intensivo de largura de banda.
Conclusão
Os engenheiros da Intel estão intensificando seus esforços para garantir que as futuras GPUs Xe2 Battlemage e Xe3 tenham suporte robusto no Linux, com foco em exibições de alta performance e compressão de dados de vídeo. Com esses patches, o ecossistema de drivers gráficos de código aberto está se tornando ainda mais preparado para atender às demandas do hardware avançado da Intel.