Muitos novos recursos fazem parte do kernel Linux 6.10-rc1. Assim, fica completa a janela de mesclagem do novo Linux 6.10 que deve sair estável em algumas semanas.
Linus Torvalds acaba de anunciar 6.10-rc1:
“Ok, a janela de mesclagem acabou, e 6.10-rc1 é marcado e empurrado para fora. Este parece ser um lançamento de tamanho regular, talvez até um pouco no lado menor. Todas as estatísticas parecem bastante normais, mas “normal” obviamente significa “muito grande para postar o shortlog”, então abaixo está – como sempre – apenas o meu “log de mesclagem” que dá uma visão geral de quem eu fundi com apenas o mais baixo das descrições.
Não temos novos sistemas de arquivos, e o trabalho de reparo on-line do xfs significa que as correções do bcachefs não são mais a maior mudança no sistema de arquivos. Mas tudo isso é ofuscado por todas as atualizações usuais de drivers (e, como é tradição, os drivers de GPU estão em uma liderança enorme, com a rede em um segundo distante e todo o resto é relativamente pequeno).
Mas temos todas as atualizações usuais de arquitetura, limpezas e correções de núcleo, atualizações de ferramentas e documentação.”
Kernel Linux 6.10-rc1 chega com muitos novos recursos
O Linux 6.10 traz:
muitas novas melhorias de CPU AMD e Intel;
melhor suporte a drivers de computação AMDKFD para APUs Ryzen “pequenas”, desabilitando o suporte ao cliente NFS v2 por padrão;
suporte a IMU do Steam Deck;
suporte para outro adaptador de porta USB para paralela;
mais trabalho de ativação do Qualcomm Snapdragon X Elite;
mais funcionalidade de reparo on-line XFS;
várias otimizações de desempenho, melhor desempenho ao abrir arquivos não criptografados;
suporte de som para placas de vídeo Intel Battlemage;
criptografia de disco/arquivo AES-XTS mais rápida para CPUs Intel/AMD modernas;
otimizações de desempenho de cópia IO_uring zero, abandonando o suporte de hardware DEC Alpha muito antigo e muito mais.
O kernel Linux 6.10 também está trazendo um novo codinome: Baby Opossum Posse. O codinome “Baby Opossum Posse” sucede o codinome “Hurr durr I’ma ninja sloth” que estava em uso desde o Linux 4.0.