Kernel Linux 6.12 pode ter suporte oficial a Intel Xe2 Lunar Lake e Battlemage Graphics

Kernel Linux 6.11-rc3 aumenta desempenho do Intel EMR e corrige PTI de 32 bits para Meltdown

O Kernel Linux 6.12 pode ter suporte oficial a Intel Xe2 Lunar Lake e Battlemage Graphics. Esta é uma possibilidade real já a partir da próxima versão do kernel que deve sair até o final deste ano. Atualmente, está em desenvolvimento o Linux 6.11, que acaba de lançar seu primeiro release candidate.

Embora a janela de mesclagem do Linux 6.11 tenha terminado há poucos dias, os engenheiros da Intel já estão começando a enviar alterações no driver gráfico do kernel para o ramo DRM-Next do material que desejam obter para o ciclo do Linux 6.12 ainda em 2024. O notável é que eles estão tentando encerrar o suporte gráfico Xe2 para gráficos discretos Lunar Lake e Battlemage para que o suporte possa ser exposto por padrão.

Com o Linux 6.11, há suporte inicial para gráficos Battlemage como o sucessor do DG2/Alchemist. O Linux 6.11 também funciona mais sobre o suporte gráfico do Lunar Lake que está em andamento. Mas, a partir de agora, o kernel do Linux 6.11 não expõe esse suporte gráfico Battlemage ou Lunar Lake por padrão / pronto para uso, mas deve ser habilitado por meio do parâmetro “force probe” se tiver hardware inicial e quiser habilitar o suporte gráfico acelerado.

Kernel Linux 6.12 pode ter suporte oficial a Intel Xe2 Lunar Lake & Battlemage Graphics

A partir do último comentário da lista de discussão do Linux, parece que a exposição por padrão pode acontecer para o Linux 6.12. A janela de mesclagem do Linux 6.12 será aberta em setembro após o lançamento estável da v6.11 e, por sua vez, a retirada do material do DRM-Next.

No entanto, o kernel estável do Linux 6.12 não será lançado até novembro. Isso é lamentável, considerando que o Lunar Lake será lançado no início de setembro e, portanto, qualquer adotante inicial precisará pular para uma versão do kernel em desenvolvimento ou rolar seus dados com o Linux 6.11, dependendo de quão completo é esse suporte.

Enquanto isso, com a recém-lançada alternativa Ryzen AI 300 “Strix Point” da AMD ao Lunar Lake com gráficos AMD RDNA3.5, há suporte gráfico trabalhando no kernel estável atual para uma experiência um pouco melhor. Mas ainda é menos do que ideal para trabalhar pronto para uso em distribuições Linux lançadas atualmente.

Na solicitação de pull drm-xe-next para começar a enfileirar os patches de driver do kernel Xe para Linux 6.12, ela foi resumida como:

“Solicitação de pull drm-xe-next antecipada para 6.12. A principal razão para ser muito mais cedo do que o normal é ter o SIMD16 EU adicional relatado, pois é um UAPI necessário para Lunar Lake e Battlemage. Ele está parado em drm-xe-next por algumas semanas e o espaço do usuário já está testando com ele.

Outras mudanças trazem melhorias gerais e limpezas para o piloto, suporte adicional para SR-IOV, bem como levar o Lago Lunar e o Mago de Batalha à linha de chegada de serem oficialmente expostos pelo piloto. Alguns pedaços ainda estão chegando, então ainda não estão lá.”

Sobre a alteração da API no espaço do usuário para expor a máscara SIMD16 EU, ela é explicada no patch como:

“As plataformas PVC, Xe2 e posteriores têm 16 EUs de largura. Estávamos relatando implicitamente para o PVC o número de 16 EUs de largura sem dar ao espaço do usuário qualquer dica de que eles eram diferentes de outras plataformas. Xe2 e posteriores também têm 16 de largura, mas nesses casos o número relatado corresponderia à contagem de 8 de largura.

Para evitar confusão e garantir que o número correto seja usado pelo espaço do usuário, dependendo da plataforma, adicione um novo item à consulta de topologia e descarte o que não está disponível. A nova máscara relatada para PVC e Xe2 agora deve corresponder aos números relatados via hwconfig.”

Portanto, espero que para o Linux 6.12 haja um bom suporte habilitado por padrão para Lunar Lake e Battlemage. Ainda falta um mês para cruzar a linha de chegada antes do corte do novo material do Direct Rendering Manager para a janela de mesclagem do Linux 6.12. Além da portabilidade da Canonical para o kernel do Ubuntu 24.10, que deve ser baseado no Linux 6.11, isso significará uma falta de experiência de usuário pronta para uso no Ubuntu 24.10 para Lunar Lake e Battlemage até o Ubuntu 25.04 na próxima primavera, semelhante para outros lançamentos de distribuição Linux de outono.