Realtime Linux

Kernel Linux 6.12 trará suporte nativo ao modo realtime

O kernel Linux 6.12 trará a capacidade de ativação do modo Realtime sem a necessidade de patches externos, com suporte para as arquiteturas X86, ARM64 e RISC-V. Essa novidade é crucial para sistemas que exigem previsibilidade em tempos de resposta.

Linux Kernel 6.12

No kernel Linux 6.12, está prevista a implementação de um recurso que permite a ativação do modo Realtime, marcando um avanço significativo na capacidade de gerenciamento em tempo real no sistema operacional. Os desenvolvedores do kernel anunciaram que as mudanças finais necessárias para a compilação com a opção PREEMPT_RT foram transferidas para a ramificação linux-next, que será usada para a preparação da versão 6.12. Após a incorporação das mudanças na ramificação principal, o modo PREEMPT_RT estará disponível para arquiteturas X86, ARM64 e RISC-V, com suporte futuro planejado para as arquiteturas ARM e POWERPC, que ainda estão recebendo os patches necessários.

A criação do modo Realtime para o kernel Linux começou em 2005 com o projeto Realtime-Preempt (-rt), que desde 2015 está sob a supervisão da Linux Foundation. Até agora, o modo PREEMPT_RT era distribuído como um conjunto de patches externos, utilizados por distribuições como RHEL, SUSE e Ubuntu para criar versões em tempo real de seus sistemas, amplamente usadas em áreas como finanças, processamento de áudio e vídeo, aviação, medicina, robótica, telecomunicações e sistemas industriais, onde tempos de resposta previsíveis são essenciais.

O trabalho para incorporar os patches do PREEMPT_RT ao kernel principal começou em 2019, quando a opção PREEMPT_RT foi adicionada ao arquivo de configuração do kernel 5.3. No entanto, a integração completa das mudanças necessárias se estendeu por cinco anos. Agora, essa jornada está próxima de ser concluída, e a expectativa é que a versão 6.12 permita a compilação do kernel no modo PREEMPT_RT sem a necessidade de patches externos.

Um dos últimos obstáculos para a ativação do modo PREEMPT_RT foi a falta de suporte ao printk com saída atômica e não bloqueante, que agora foi incluída na ramificação linux-next. Além disso, aguarda-se a adição de uma implementação para a console UART 8250, que permitirá a saída de mensagens de emergência a partir de um contexto atômico.