Kernel Linux 6.13 vai descartar drivers de teste antigos e sem manutenção

Kernel Linux 6.13 vai descartar drivers de teste antigos e sem manutenção

O kernel Linux 6.13, que deve ficar pronto somente no ano final do ano ou início de 2025, vai descartar drivers de teste antigos e sem manutenção. Com uma série de patches enfileirados esta semana na árvore de teste antes do kernel Linux 6.13, vários drivers de hardware antigos e não mais mantidos devem ser removidos no próximo ciclo do kernel.

Esta semana, vários drivers de teste foram removidos onde o código não é usado ou os drivers são antigos e não são mantidos ativamente por desenvolvedores de código aberto.

GDM724x foi removido para suportar os dispositivos de modem USB baseados em chip GCT GDM724x LTE. Este driver foi mesclado em 2013, mas está sendo removido agora, pois o driver não está sendo mantido e gera uma carga de trabalho de manutenção, o fabricante GCT não responde a nenhum e-mail ou suporte, não parece haver nenhum dos referidos chips facilmente disponíveis para compra, não há nenhuma documentação de hardware disponível e nenhum uso aparente deste driver permanece na comunidade Linux. A remoção do driver limpa 3,6 mil linhas de código e reduz a carga de manutenção para outros desenvolvedores do kernel.

Kernel Linux 6.13 vai descartar drivers de teste antigos e sem manutenção

Também está sendo cortado o driver VT6655 para o chipset VIA VT6655 WiFi está sendo removido. A VIA trabalhou neste driver e o fez upstream em 2009 e os desenvolvedores decidiram que era hora de removê-lo. O VT6655 suporta apenas 802.11 b/g, a taxa de transferência de pico do hardware é de apenas cerca de 3 MB/s e normalmente cerca de 1.7 MB/s, o desempenho geral é muito ruim, está disponível apenas em mini PCI (não mini PCIe) e é raro encontrar qualquer hardware VT6655 ainda disponível para compra.

Kernel Linux 6.13 vai descartar drivers de teste antigos e sem manutenção

Outro driver a ser removido é o VTS5208 que tem cerca de 23,6 mil linhas de código. Este código forneceu suporte ao leitor de cartão Realtek PCIe com o RTS5208 e o RTS5288. Este driver foi contribuído em 2011, mas não parece ser usado ativamente, nem nenhum leitor de cartão usando este chipset parece estar disponível ainda nos canais de varejo.

Por fim, o driver RTL8192e está sendo removido. Há 24,1 mil linhas de código agora sendo limpas para este driver de placa de rede sem fio Realtek RTL8192E. Um engenheiro da Intel está removendo esse driver Realtek para permitir outras limpezas de rede Linux:

“Este driver está usando lib80211 e qualquer driver que planeja sair do teste nunca deveria ter feito isso, então remova o driver para permitir a limpeza do lib80211 em libipw dentro dos drivers Intel antigos.”

Isso é o que aconteceu até agora esta semana dentro do ramo Git de remoções de driver planejadas para o Linux 6.13. Veremos se algum outro driver de hardware será colocado na fila para remoção nas próximas semanas, antes da janela de mesclagem do Linux 6.13 que acontecerá em meados de novembro.