O Linux 6.5 atualizou sua cadeia de ferramentas Rust em relação ao Rust 1.68.2. Esta foi a primeira atualização da cadeia de ferramentas Rust dos requisitos originais v1.62 quando o primeiro código do kernel Rust foi integrado. Uma segunda atualização está planejada para levá-lo ao Rust 1.71. Assim, o Kernel Linux prepara atualização do Rust Toolchain para v1.71.
Os desenvolvedores do kernel Linux trabalham no plano de integração do kernel Rust para continuar a atualizar a cadeia de ferramentas Rust até atingir uma versão mínima da cadeia de ferramentas onde todos os recursos necessários foram estabilizados. Os desenvolvedores do kernel do Linux continuam aproveitando alguns recursos “instáveis” do Rust, portanto, no curto prazo, atualizações adicionais da cadeia de ferramentas do compilador serão garantidas.
Kernel Linux prepara atualização do Rust Toolchain para v1.71
Miguel Ojeda no sábado enviou o patch atualizando o código Rust para o estado Rust 1.7.1. Da série 1.68 a 1.71, nenhum recurso instável usado pelo kernel foi estabilizado. Esta atualização, porém, exigiu algumas pequenas alterações no código do kernel.
Veja este patch se estiver interessado na atualização do Rust 1.71 para o kernel do Linux. Dado o tempo, é possível e provável que esta atualização da cadeia de ferramentas Rust aconteça para o próximo ciclo do kernel Linux 6.6.
Linux 6.5-rc4 traz mudanças para habilitar STIBP em sistemas AMD Zen 4 Auto IBRS
Uma solicitação pull x86/urgente enviada para Linus Torvalds esta manhã agora garante que o STIBP seja ativado ao usar o IBRS automático. Essa é a principal mudança como parte do material x86/urgente desta semana.
O recurso de segurança Automatic IBRS do Zen 4 que precisa do STIBP ativado para proteger os processos do espaço do usuário. Preditores de ramificação indireta de thread único, embora não tenham sido ativados até agora com a funcionalidade Auto IBRS no Linux. Mas a solicitação pull x86/urgente enviada hoje antes da marcação do Linux 6.5-rc4 faz essa mudança.
O AMD Automatic IBRS é semelhante ao Intel eIBRS com esse novo recurso sendo encontrado em todos os processadores AMD Zen 4. Desde o Linux 6.3, há suporte para o uso do IBRS automático por padrão em sistemas AMD compatíveis, mas acabou não habilitando o STIBP para os processos do usuário.