Linus Torvalds critica colaborador do kernel do Google

Linus Torvalds critica colaborador do kernel do Google
Linus Torvalds

O desenvolvedor Linus Torvalds fez uma de suas postagens mais fortes na lista de discussão do kernel Linux em anos. Ele atacou um colaborador do Google por suas sugestões sobre sistemas de arquivos.O assunto da ira de Torvalds são os inodes, que, como diz a Red Hat, são cada um “um identificador exclusivo para um pedaço específico de metadados em um determinado sistema de arquivos”. Assim, Linus Torvalds critica colaborador do kernel do Google.

Inodes tem sido objeto de debate na lista de discussão do Linux Kernel nas últimas semanas, com o Googler Steven Rostedt e Torvalds se envolvendo em algumas trocas robustas sobre o assunto. Em um tópico intitulado “Faça com que os inodes todos para arquivos e diretórios sejam todos iguais”, os cartazes observaram que os inodes ainda podem ter um papel ao usar para arquivar arquivos. Torvalds rebateu dizendo que os inodes tiveram seu dia.tar

“Sim, os números costumavam ser especiais, e há história por trás disso. Mas devemos basicamente nos esforçar muito para nos afastar dessa história quebrada”, escreveu. “Um número inode simplesmente não é mais um descritor único. Não estamos vivendo na década de 1970, e os sistemas de arquivos mudaram.”

Mas o debate sobre os inodes continuou. Rostedt eventualmente sugeriu que os inodes deveriam ter números únicos.

A resposta de Torvalds usou linguagem e tom que raramente foram vistos nos últimos anos.

Lembre-se de que, em 2018, ele anunciou a decisão de fazer uma pausa e procurar ajuda depois de pedir desculpas pelo que descreveu como “ataques irreverentes em e-mails” a colegas programadores Linux e colaboradores de projetos que ele admitiu serem “pouco profissionais e desnecessários”. Principalmente nos momentos em que eu fazia isso pessoal… Sei que agora não estava tudo bem e sinto muito.”

Linus Torvalds critica colaborador do kernel do Google

A revolta de Torvalds veio, em parte, porque a lista de discussão do kernel Linux é efetivamente um local de trabalho para muitos contribuidores. Postagens abusivas não fazem um ambiente de trabalho feliz. E, dado que o Linux depende de colaboradores e mantenedores voluntários, um ambiente de trabalho desagradável tem potencial para prejudicar o projeto.

Em resposta à sugestão de Rostedt sobre números de inode únicos, Torvalds abriu: “Pare de tornar as coisas mais complicadas do que precisam ser”.

“E caramba, PARE DE COPIAR FUNÇÕES DE CAMADA VFS. Foi uma má ideia da última vez, é uma péssima ideia desta vez também. Não estou levando esse tipo de porcaria.”

A principal crítica de Torvalds à abordagem de Rostedt é que o desenvolvedor do Google não entendeu totalmente o assunto – o que Rostedt reconheceu mais tarde.

Àquela altura, porém, Torvalds o havia incendiado da seguinte forma:

Você copiou essa função sem entender por que ela faz o que faz e, como resultado, seu código É LIXO.

OUTRA VEZ.

O debate continuou por algum tempo, em um tom mais frio, com Torvalds oferecendo sugestões sobre o que ele achava que seria uma melhor abordagem para as questões que Rostedt esperava abordar. O imperador dos pinguins escreveu que não pretendia prosseguir com o assunto imediatamente, pois “perdi tempo suficiente com isso e estou muito atrasado em minhas outras responsabilidades, então isso não é algo em que posso trabalhar agora”.

A resposta de Rostedt ofereceu a seguinte – talvez pontual – observação:

Ironicamente, uma das responsabilidades que venho adiando para consertar eventfs foi escrever esse documento em um grupo de apoio para o burnout do mantenedor. :-p

No domingo, Torvalds estava postando sobre assuntos mais felizes: a estreia da versão 6.8-rc2 do kernel Linux.

Torvalds observou que o rc1 incluía “um bug de agendamento amdgpu que poderia causar um desktop travado (que eventualmente se recuperaria, mas depois de um tempo limite longo o suficiente que a maioria das pessoas provavelmente acabou reinicializando”.

“Essa parece ter atingido um bom número de pessoas.”

O próprio Torvalds foi incomodado por um bug btrfs que felizmente não entrou no rc1 como foi notado antes do lançamento.

“De qualquer forma, espero que, com o rc2, estejamos agora na parte mais estável do ciclo de lançamento, com esses tipos de problemas que podem afetar muitos testadores resolvidos. Então, espero que as correções sejam mais sutis e não afetem as configurações de núcleo comuns”, escreveu ele.

“Então saia e teste. Agora é seguro. Você confia em mim, certo?”.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile