Linux 6.1 deve ser o kernel LTS deste ano

Linux 6.1 é oficialmente um kernel LTS
Linux 6.1 deve ser o kernel LTS deste ano

Se o cronograma de lançamentos do kernel Linux se mantiver, muito provavelmente o Linux 6.1 deve ser o kernel Long-Term Support (LTS) deste ano. Esta é a versão que começa a ser desenvolvida e sairá até o inicio de dezembro.

Houve algumas especulações recentemente se o Linux 6.0 seria a versão LTS ou se seria o Linux 6.1 que deveria estrear como estável no final do ano. Também houve alguns sugerindo que o Linux 6.0 é mais parecido com a versão LTS devido a ser a última versão antes da introdução do código Rust e outras mudanças importantes.

Hartman comentou:

Eu costumo escolher o “último kernel do ano” e com base no ciclo normal de lançamento, sim, 6.1 será esse kernel. Mas não posso prometer nada até que seja lançado, por razões óbvias.

A janela de mesclagem do Linux 6.1 está recebendo muitos recursos interessantes, como:

  • o novo suporte a IP da GPU AMD;
  • melhorias no Intel DG2/Alchemist;
  • a infraestrutura inicial do Rust;
  • grandes melhorias no Btrfs;
  • possivelmente MGLRU e muito mais.

Então, isso contribui para que seja uma versão LTS interessante para empresas e outros usuários que buscam uma versão do kernel para usar a longo prazo.

Linux 6.1 deve ser o kernel LTS deste ano

Linux 6.1 deve ser o kernel LTS deste ano

O fechamento da janela de mesclagem e o Linux 6.1-rc1 ocorrerá em 16 de outubro. Isso deixa a versão estável do Linux 6.1 saindo provavelmente entre os dias 4 ou 11 de dezembro. Portanto, a menos que o Linux 6.1 esteja em uma forma muito complicada e totalmente fora do normal, onde o Linux 6.1 de alguma forma conseguiria atrasar por várias semanas adicionais, o Linux 6.1 estará aqui antes do final deste ano e deve se tornar a próxima versão LTS anual.

O Linux 5.15 LTS é a versão do kernel de longo prazo do ano passado. Atualmente, a intenção é que ele fique em manutenção até outubro de 2023. No entanto, pode haver uma ampliação se houver organizações suficientes dispostas a ajudar a testar e usar essa versão LTS. Isso é semelhante aos compromissos com o Linux 5.10 LTS que está sendo suportado até dezembro de 2026.

O mesmo valeria para o Linux 6.1 LTS. Sendo assim, ele teria suporte até dezembro de 2025. No entanto, se houver usuários e pessoas suficientes para testar os candidatos a lançamento, é possível que o kernel LTS deste ano tenha o suporte por esse período de seis anos. Portanto, iria até dezembro de 2028.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile