Você já ouviu falar do Linux 6.8? É a nova versão do sistema operacional de código aberto mais popular do mundo, que traz uma série de melhorias e novos recursos para os usuários. Neste post, vamos explorar algumas das novidades mais interessantes que o Linux 6.8 oferece. Se você não sabe o que é ou para que serve um kernel Real Time, temos um post onde explicando o que é um Linux Kernel Real Time.
Novidades do Patch Real Time para o Linux 6.8
Uma das principais adições é o suporte aos aceleradores Intel QuickAssist Technology (QAT) e Intel Analytics Accelerators (IAA). Essas tecnologias permitem acelerar operações criptográficas e de compressão, aproveitando o hardware dedicado encontrado nos processadores Intel Xeon Scalable de última geração. O Linux 6.8 agora suporta os dispositivos Intel QAT 420xx e o driver de compressão cripto IAA.
Outra novidade é o suporte ao Thunderbolt do Intel Lunar Lake, a próxima geração de processadores da Intel para desktops e laptops. O Thunderbolt é um protocolo de conexão que permite transferir dados a uma velocidade de até 40 Gbps, além de fornecer energia e vídeo para dispositivos externos. O Linux 6.8 também introduziu um novo driver para o Qualcomm WCD939X USB subsystem Altmode Mux, que permite a multiplexação de sinais de áudio analógico e de banda lateral em um conector USB Type-C comum.
O Linux 6.8 também traz o suporte inicial ao Rust para LoongArch, uma nova arquitetura de processador desenvolvida na China, baseada em RISC-V. O Rust é uma linguagem de programação moderna, que enfatiza a segurança, a performance e a concorrência. O suporte ao Rust no kernel Linux visa aumentar a confiabilidade e a qualidade do código-fonte.
Por fim, o Linux 6.8 também apresenta melhorias no Bcachefs, um sistema de arquivos avançado que combina as características do Btrfs e do ZFS. O Bcachefs oferece recursos como compressão, criptografia, snapshots, deduplicação e tolerância a falhas. O Bcachefs ainda não está pronto para uso em produção, mas está se aproximando desse objetivo.
O Linux 6.8-rc1 foi lançado no dia 21 de janeiro de 2024, após alguns contratempos técnicos e do mau tempo enfrentados por Linus Torvalds, o criador do Linux. O lançamento final do Linux 6.8 está previsto para fevereiro ou março deste ano.
Se você quiser saber mais sobre o Linux 6.8 e seus recursos, você pode acessar este link, que traz mais informações e detalhes técnicos sobre essa nova versão. Recomendemos também a leitura de um artigo onde explicamos mais profundamente sobre Real Time e Baixa latência.
Esperamos que você tenha gostado deste post informativo sobre o Linux 6.8 e suas novidades. Fique ligado para mais conteúdos sobre tecnologia e inovação.