O desenvolvedor Linus Torvalds lançou a versão 6.8 do Linux Kernel. Por outro lado, o kernel Linux 6.9 será o primeiro a superar dez milhões de objetos Git.
“Portanto, demorou um pouco mais para que as contagens de commit caíssem nesta versão do que eu costumo preferir”, escreveu Torvalds na lista de discussão do kernel da Linx no domingo, “mas muito disso parecia ser sobre várias atualizações de autoteste (rede em particular) em vez de qualquer sinal real de problemas”. “E as últimas duas semanas foram bem tranquilas, então sinto que não há razão real para atrasar 6,8.”
Então ele entregou, encerrando sua própria especulação de que esse corte do kernel poderia precisar de um oitavo candidato a lançamento.
Torvalds encontrou tempo para observar o que ele descreveu como “um pouco de numerologia git aleatória”, pois quando o trabalho terminou nesta versão do kernel o repositório git usado para rastreá-lo continha 9,996 milhões de objetos.
“Este é o último kernel principal a ter menos de dez milhões de objetos git”, escreveu Torvalds. “Claro, não há absolutamente nada de especial nisso além de um bom número redondo. O Git não se importa”, acrescentou.
Linux 6.9 será o primeiro a superar dez milhões de objetos Git
Justo o suficiente – especialmente porque observou que outras árvores, como o linux-next, já passaram de dez milhões de objetos.
Torvalds classificou a adição de um novo driver Xe drm como a adição mais significativa a esta versão do kernel. O driver alimenta GPUs Intel, sejam elas integradas a uma CPU ou dispositivos autônomos, mas é considerado experimental.
Outra adição ao kernel adiciona suporte para o “Nitro” da Amazon Web Services, a tecnologia de isolamento da gigante da nuvem que transfere as tarefas de segurança e rede para um SmartNIC. Um novo driver expõe o hardware Nitro ao kernel, permitindo que os convidados do Linux acessem os serviços que ele oferece.