Linux Kernel 6.6 segue em desenvolvimento, e um dos problemas recentes é o famoso kernel panic. O erro é conhecido por ser algo fatal, muito semelhante à tela azul do Windows. Assim, seguindo com o desenvolvimento da próxima versão do Linux Kernel, o ajuste faz parte do momento de agenda atual.
Desta forma, o Linux Kernel 6.6, recebeu hoje algumas atualizações para atender a demanda de confiabilidade, disponibilidade e capacidade de manutenção. As atualizações foram enviadas hoje, 28 de agosto de 2023. Além disso, temos um tutorial sobre como instalar o Linux Kernel 6.4.12 no Ubuntu ou derivados.
Linux Kernel 6.6 e o Kernel Panic em processadores AMD Zen
Todos os processadores a linha AMD Zen estão causando kernel panic no Linux Kernel. No entanto, o problema já está sendo corrigido. Mas, a questão é que o kernel panic é um erro falso, e a correção visa evitar que estes erros sejam muito frequentes. No patch de correção diz o seguinte:
“As unidades de busca de instrução (IF) nos sistemas atuais baseados em AMD Zen não garantem que um #MC síncrono seja entregue para erros de consumo. Portanto, MCG_STATUS[EIPV|RIPV] não será definido. No entanto, a microarquitetura garante que a exceção é entregue dentro do mesmo contexto. Em outras palavras, o rIP exato não é conhecido, mas sabe-se que o contexto não foi alterado. Não existe um método definido pela arquitetura para determinar esse comportamento.
O registro de segmento de código (CS) é sempre válido em erros de unidade IF baseados em AMD Zen, independentemente do valor de MCG_STATUS[EIPV|RIPV]. Adicione uma peculiaridade para salvar o registro CS para consumo de veneno dos bancos de unidades IF. Restrinja essa peculiaridade apenas às famílias de CPU afetadas.
Isso é necessário para determinar corretamente o contexto do erro. Caso contrário, a função de classificação de gravidade assumirá que o contexto é IN_KERNEL devido ao valor m->cs ser 0 (o valor inicializado). Isso leva a pânicos desnecessários do kernel em erros de envenenamento de dados, porque o kernel acredita que o consumo de envenenamento ocorreu no contexto do kernel.”
A citação anterior é uma tradução literal, termos estranhos a nossa língua podem parecer esquisitos. Mas, seguindo com a informação, os processadores AMD Zen não terão tantos problemas a partir de agora. Não sabemos que a correção vai ser lançada para futuras atualizações do Linux Kernel estável atual, porém estamos acompanhando.
Você pode acessar este link e acessar o commit completo.