Subsistema GenPD publicado para Linux 6.6 e Torvalds se pergunta o que diabos é "GenPD"

Linux 6.10 lançado com novo driver gráfico Panthor e suporte a tela Radeon no RISC-V
Nova falha do NetFilter do kernel Linux dá privilégios de root aos invasores

Acaba de ser publicado o subsistema GenPD para Linux 6.6 e o desenvolvedor Linus Torvalds se pergunta o que diabos é “GenPD”. Uma solicitação pull foi enviada esta semana para apresentar o subsistema GenPD e adicionar uma nova área de drivers/genpd para os drivers do provedor GenPD ao kernel. Ao que Linus Torvalds se pergunta o que diabos é um “GenPD”, como provavelmente a maioria de vocês também estão se perguntando.O criador do Linux, Linus Torvalds, às vezes é conhecido por vocalizar sua aversão por algumas siglas e o que atraiu sua ira esta semana é o GenPD. 

Esta solicitação pull adiciona o subsistema do provedor GenPD e começa a mover outro código SoC existente para lá, já tendo cerca de 60 usuários da interface do provedor GenPD no kernel. Mas nunca explicou o que é GenPD. 

Assim, outra mensagem clássica de Linus Torvalds:

Eu estava começando a puxar isso e tentei descobrir o que diabos é “genpd”.Absolutamente nada na solicitação pull explica o que pode ser.Mesmo depois de puxá-lo, não consegui encontrar nada útil.O mais próximo parece ser a entrada do arquivo MAINTAINERS que diz “GENERIC PM DOMAIN PROVIDERS”, o que na verdade não esclarece nada.Ok, então temos uma opção Kconfig para PM_GENERIC_DOMAINS, então dei uma olhada nela. 

Não possui texto de ajuda, pois é inteiramente gerado internamente. Resultado final: decidi que, sem qualquer tipo de explicação, “genpd” é um nome completamente inútil e que não quero adicionar aleatoriamente um novo diretório sem nenhuma explicação sobre o que diabos é.Então acabei desenrolando, porque se eu tivesse que pesquisar no Google o que é, não ia puxar.Podemos concordar que(a) cinco letras aleatórias seguidas não fazem documentação(b) se tivermos um novo subsistema, ele deve ter alguma explicação para isso.

Subsistema GenPD publicado para Linux 6.6 e Torvalds se pergunta o que diabos é “GenPD”

E mesmo se você me enviar uma nova solicitação pull com um valor real explicação para o termo, será que realmente temos que usar um nome tão horrivelmente desagradável? Este não é algum tipo de abreviação padrão da indústria.Sim, o Google acha que o termo “genpd” tem sido usado há alguns anos no Linux SoC-land, mas será que temos tão pouco espaço em disco que não podemos usar nomes mais descritivos?Agora olho para esta área de desastre sem nenhuma documentação e percebo que ela acaba também fazendo parte da série de pulls de SoC de Arnd.Que coisa horrível é isso. Por favor, não use combinações aleatórias de letras que não tenham absolutamente nenhum significado para ninguém e que nem sejam explicadas.

Torvalds então respondeu a si mesmo, acrescentando:

Subsistema GenPD publicado para Linux 6.6 e Torvalds se pergunta o que diabos é "GenPD"
Subsistema GenPD publicado para Linux 6.6 e Torvalds se pergunta o que diabos é “GenPD”.

Nota lateral: pelo menos para mim, ‘gen’ é a abreviação de ‘gerar’. Olhando para a nomenclatura existente do kernel, é assim que a usamos (muitos exemplos disso em diferentes áreas).Também temos “genérico”? Sim. E como ‘gen’ não significa ‘genérico’ para ninguém, normalmente o explicamos – como em asm-genérico, mas também ‘som/soc/genérico’, ou na verdade _muitos_ de outros exemplos.Porque realmente não estamos tão perto de ficar sem cartas.Quanto à parte ‘pd’, na verdade tem um significado bastante utilizado na indústria, mas tende a ser ‘fornecimento de energia’, no sentido de USB-C.Então eu realmente acho essa abreviação ativamente enganosa,Sei que o código SoC usou essa abreviação internamente, mas depois de expô-lo dessa forma, realmente acho que você deveria fazer um trabalho muito melhor na nomenclatura.

GenPD, neste contexto, acaba significando Domínios Genéricos de Energia e é uma abstração de como a energia é controlada para componentes em um SoC com o relacionamento entre dispositivos e controladores de energia. Não é realmente empolgante para os usuários finais, mas é importante para o pessoal do SoC e é o exemplo mais recente da importância de uma nomenclatura precisa.Linus Torvalds acabou honrando a solicitação de pull na noite passada, mas solicitou que este subsistema fosse renomeado antes do fechamento da janela de mesclagem do Linux 6.6 no final da próxima semana. Foram levantadas sugestões como renomeá-lo simplesmente para drivers/power/genérico, pelo menos fornecendo mais clareza do que apenas “GenPD”.

Fonte

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile