LinDoz retorna com IA avançada!

lindoz-retorna-com-ia-avancada

O LinDoz é uma distribuição MakuluLinux que fez um cruzamento ideal do Windows para o Linux. Essa distro agora está conquistando um pouco de evidência, adicionando inteligência artificial (IA) avançada e poderes de câmera virtual.

IA avançada no LinDoz

O desenvolvedor do MakuluLinux, Jacque Montague Raymer, havia pausado o LinDoz por causa de problemas de desenvolvimento causados por constantes mudanças upstream no ambiente de desktop Cinnamon. Com esses problemas resolvidos na comunidade de desenvolvedores do Cinnamon, ele decidiu trazê-lo de volta.

Este relançamento de LinDoz reflete o mantra da distribuição de “sempre ultrapassar limites”. Até agora, a IA não tem sido parte integrante dos sistemas operacionais Linux, Windows ou Mac. Em alguns sistemas operacionais, a IA é acessível por meio de aplicativos e navegadores da Web limitados, sem ser incorporada ao núcleo do desktop.

Raymer se interessou pela primeira vez pela IA com o lançamento da distribuição MakuluLinux Max em junho. A introdução da IA na mais nova distro de Raymer pode impressionar os usuários. As personalizações inovadoras do Raymer, como o buffer do desktop Cinnamon com recursos orientados por IA, tornam o novo LinDoz uma experiência Linux irresistível, aponta o Linux Insider.

Melhorias na área de trabalho e alterações de design

A área de trabalho do Cinnamon parece familiar, mas foi modificada com a adição do calendário Conky e das visualizações de monitoramento do sistema. Essas melhorias dão à área de trabalho uma aparência não tradicional do Cinnamon.

O tema subjacente do LinDoz sempre foi dar aos usuários uma aparência familiar do MS Windows durante a transição para o sistema operacional Linux. Dependendo do estilo do Windows que você deseja, você pode selecionar entre uma variedade de opções de aparência para se adequar à sua zona de conforto.

lindoz-retorna-com-ia-avancada
Imagem: Reprodução | Linux Insider

Junto com os aplicativos padrão está o Winetricks para executar programas do Microsoft Windows. Também está incluído o aplicativo PlayOnLinux que roda com Wine para jogar seus jogos favoritos do Windows e executar aplicativos do Microsoft Office.

O Microsoft Edge foi adicionado como navegador padrão. Ele vê mais usuários do Linux migrando para o Edge em vez do Google Chrome. Raymer também considerou o menor consumo de recursos do Edge e o uso do mecanismo de busca Bing como melhorias em relação ao navegador Chrome, apesar de ambos serem baseados no mesmo código subjacente.

Quando o assunto é o design, o painel inferior fica transparente até você abrir um aplicativo em tela cheia. Desmaximize-o e o painel retornará à sua aparência transparente. O único elemento que falta ao LinDoz por design é um pacote de escritório.

lindoz-retorna-com-ia-avancada
Imagem: Reprodução | Linux Insider

LinDoz tem o editor de texto Linux gedit junto com o Google Docs, Sheets e Presentations autônomo. Também estão incluídos links da web para a versão online do Microsoft Office 365.

Recursos de IA do LinDoz

A distribuição adicionou o Interactive World, um mundo espacial virtual gerado e mantido por IA. Você dá IA “Electra” uma descrição do mundo que deseja criar. Uma vez gerado, ele coloca você dentro desse mundo. Você pode interagir e fazer o que quiser neste mundo. Vá à qualquer lugar; faça qualquer coisa lá. No entanto, tudo o que você faz tem consequências, boas ou ruins.

No entanto, você pode desativar a integração de IA ou decidir qual conteúdo do seu computador e da IA da Internet tem permissão para acessar. MakuluLinux tem três sabores de inteligência de IA. Cada um tem tarefas diferentes para realizar, então você pode decidir usar apenas uma ou duas delas. O Modo Chat e o Modo Consultor não têm acesso aos arquivos do seu computador. Eles são de uso gratuito e totalmente seguros, de acordo com Raymer.

lindoz-retorna-com-ia-avancada
Imagem: Reprodução | Linux Insider

O Painel de Controle AI fica fora de vista no menu principal até você clicar nele para abri-lo. O bate-papo é personificado pela Electra e oferece opções de interface de texto e voz. Você interage com o Chat AI digitando no terminal. A resposta é exibida no terminal para você ler. Para usar sua voz, diga a palavra de despertar “Electra” e faça sua pergunta. Electra responde com uma voz clássica de computador que tem um leve eco.

De acordo com Raymer, você pode perguntar qualquer coisa ao assistente de IA Electra durante uma conversa, como faria com uma pessoa real. Ele executará os comandos do Linux para atingir o objetivo que você solicita.

O LinDoz torna o uso de IA no desktop um empreendimento eficaz. Além disso, o circuito de IA é atualizado várias vezes ao dia, orientado pelo desenvolvedor, sem necessidade de qualquer intervenção do usuário. Portanto, no geral, o novo conceito é fácil de adotar.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile