Linus Torvalds relata aborrecimento com o ARM64: instalar imagens compactadas do kernel

Linus Torvalds reclama de bugs em hardware e de ataques teóricos da CPU
Linus Torvalds garante que, após 30 anos, Linux não é um projeto morto

O desenvolvedor Linus Torvalds relata aborrecimento com o ARM64: instalar imagens compactadas do kernel. Após Linus Torvalds receber uma estação de trabalho Ampere Altra Max da Ampere Computing, ele está se interessando mais pelo ARM64 agora que ele oferece mais poder de computação AArch64 do que seu Apple Silicon Torvalds deu início à janela de mesclagem do Linux 6.11 com alguns de seus próprios códigos para aprimorar ainda mais o kernel ARM64 e, à medida que nos aproximamos do final da janela de mesclagem v6.11 neste fim de semana, ele mesclou mais alguns códigos ARM64.

Linus Torvalds conseguiu outra mudança no ARM64 para o Linux 6.11 como resultado de seu tratamento pessoal com mais atividade do ARM64 em seu sistema Ampere Altra Max. Sua última coceira para coçar foi sobre as compilações do kernel ARM64 Linux que não instalam imagens de kernel compactadas no comando “make install”.

Outras arquiteturas ao executar “make install” no kernel Linux optarão pela imagem compactada do kernel se construída, mas não pelo ARM64. Devido ao estado misto dos carregadores de inicialização ARM e não ter um descompactador embutido, caso contrário, no ARM64, ao instalar o kernel Linux, você precisa executar especificamente “make zinstall” para instalar a imagem compactada do kernel.

Linus Torvalds relata aborrecimento com o ARM64: instalar imagens compactadas do kernel

Devido aos desenvolvedores de kernel como Torvalds e outros lidarem rotineiramente com várias arquiteturas de CPU, ter que lembrar que “make zinstall” pode ser um incômodo.

Processador Ampere Altra Max

O mantenedor do ARM64, Will Deacon, não acredita que seja sensato mudar o comportamento padrão de “make install” no ARM64, então, como uma abordagem alternativa, Linus Torvalds adicionou uma nova opção “COMPRESSED_INSTALL” ARM64 Kconfig. Quando esta opção estiver habilitada, a imagem compactada será instalada por padrão com “make install”.

Portanto, aqueles que se sentem confortáveis e sabem que seu sistema/bootloader pode lidar com imagens compactadas do kernel ARM64 podem habilitar a opção CONFIG_COMPRESSED_INSTALL para que possam ir em frente e confiar em “make install” sem ter que se lembrar de fazer “zinstall”.

Torvalds escreveu no patch que acabou de se fundir com o Linux 6.11 Git:

No arm64, construímos imagens compactadas, mas “make install” por padrão instalará a antiga não compactada. Para realmente obter a instalação da imagem compactada, você precisa usar “make zinstall”, que não é a maneira usual de instalar um kernel.

O que pode não parecer um grande problema, mas quando você lida com várias arquiteturas (e anos de seus dedos conhecendo o encantamento regular de “make install”), essa inconsistência é muito irritante.

Mas, como diz Will Deacon:

“Infelizmente, os bootloaders são de alta qualidade como você poderia esperar, não acho que estejamos em posição de confiar no suporte do descompressor em todos os aspectos. Nosso Image.gz é literalmente apenas isso – não temos um descompactador embutido (nem acho que queremos nos apressar nisso novamente depois da diversão que tivemos no arm32) e o recente suporte ao EFI zboot resolve esse problema para plataformas que usam EFI.

Alterar o destino padrão de ‘instalação’ me aterroriza. É provável que haja pessoas com placas embutidas que escreveram isso e podemos realmente arruinar o dia delas se silenciosamente dermos a elas um kernel compactado que o bootloader não sabe como lidar :/”

Portanto, condicione isso a uma nova opção “COMPRESSED_INSTALL”.

Linus Torvalds está em uma boa onda de algumas melhorias de usabilidade para o kernel ARM64 Linux. Procure COMPRESSED_INSTALL nas opções do kernel Linux 6.11 ARM64.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile