Linux Lite e BlackArch receberam atualizações de segurança. Também podem ser observadas mudanças no visual das 2 distribuições. O Linux Lite é baseado no Ubuntu 18.04 LTS e o BlachArch no Arch Linux. Confira as principais alterações das duas distribuições.
Linux Lite
Acaba de sair a mais nova versão do Linux Lite a 4.0. O anúncio foi feito pelo desenvolvedor da distribuição, Jerry Bezencon. O Linux Lite é baseado no sistema operacional Ubuntu 18.04 LTS da Canonical. Esta versão recebeu o nome de “Diamond” e vem com kernel 4.15.
Além disso, acabou o suporte para instalações de 32 bits. Outras novidades são os componentes atualizados e grandes mudanças de design que incluem o novo tema do sistema (Adapta) e conjuntos de ícones (Papirus). O mouse usa agora o tema Openzone. O plugin PulseAudio do Xfce agora é usado por padrão para gerenciamento de volume.
As explicações para estas e outras mudanças estão no anúncio oficial de lançamento.
Especificações não tão mínimas
Outras mudanças incluem:
- a adição do aplicativo Timeshift 18.4 para backups do sistema;
- o Shotwell como ferramenta padrão para gerenciar e editar imagens;
- o MenuLibre para gerenciar entradas no menu de aplicativos;
- bem como dois novos aplicativos internos, o Lite Desktop para gerenciamento de aplicativos comuns;
- ícones na área de trabalho;
- e Lite Sounds para lidar com sons do sistema.
- Manual de Ajuda do Linux Lite também recebeu uma grande atualização nesta versão com novos conteúdos e imagens;
- o Xfce Terminal substitui o LXTerminal como emulador de terminal padrão.
Entre alguns dos aplicativos pré-instalados, podemos citar:
- o navegador Mozilla Firefox 60.0.1 “Quantum”;
- o e-mail e cliente de notícias Mozilla Thunderbird 52.8.0;
- o pacote de escritório do LibreOffice 6.0.3.2;
- o media player VLC 3.0.2;
- Thunar 1.6 .15 gerenciador de arquivos
- e o editor de imagens GIMP 2.10.2.
As especificações mínimas recomendadas aumentaram ligeiramente para este lançamento. Então, você precisará de:
- um PC com pelo menos um processador de 1Ghz (processador de 1.5GHz ou superior recomendado);
- 768MB de RAM (1GB RAM ou mais recomendado);
- 8GB de espaço livre em disco (20GB recomendado);
- e um monitor com capacidade VGA com resolução de pelo menos 1024 x 768 pixels (recomendado 1366 x 768).
BlackArch Linux Atualizado com Mais de 60 Novas Ferramentas
O sistema operacional de teste de invasão e hacking ético do BlackArch Linux baseado no Arch Linux recebeu uma mídia de instalação atualizada seis meses após a versão ISO anterior. O BlackArch Linux 2018.06.01 já está disponível para download e vem com muitos itens, assim como todas as últimas atualizações de segurança e software que foram lançadas nos repositórios oficiais nos últimos meses. A mídia de instalação atualizada vem como ISOs clássicos e imagens OVA para implantações de máquinas virtuais.
São mais de 60 novas ferramentas de hacking e o BlackArch Linux 2018.06.01 está com o kernel 4.16.12. Além disso, usa o mais recente BlackArch Installer 0.7, uma versão que adiciona inúmeras melhorias e corrige os principais bugs. Também foram adicionados arquivos de configuração para o gerenciador de janelas do i3 e um novo script de limpeza para o pacman.
Midori substituído pelo Chromium
- Otimizações para a pilha de rede (sysctl e tuning.sh);
- reimplementação de suporte multilib e várias limpezas e ajustes para estabilidade e confiabilidade.
- Fonte Terminus por padrão para LXDM, terminais, console, WMs, etc;
- O navegador web Midori alternativo foi substituído pelo Chromium.
Além disso, todas as ferramentas e pacotes do BlackArch Linux foram atualizados, incluindo seus arquivos de configuração. Também foram atualizados os menus de todos os gerenciadores de janela suportados, como o Openbox, Fluxbox e Awesome, assim como todos os principais componentes e pacotes do sistema.
O BlackArch Linux 2018.06.01 pode ser baixado agora no site oficial.
NethServer
E para quem lida com servidores, a novidade é o NethServer, acaba de ser atualizado. O anúncio foi feito pelo desenvolvedor Alessio Fattorini. O NethServer é uma distribuição baseada em CentOS.
A nova versão de desenvolvimento, NethServer 7.5 RC1, introduz novas configurações de atualização, novo controle de e-mail e filtragem por meio de uma solução baseada em Rspamd, hotspots wi-fi e inclusão do Fail2Ban no sistema básico.
O Fail2Ban agora faz parte do núcleo. Ele verifica os arquivos de log (por exemplo, /var/ log/ apache/error_log) e impede acesso de IPs suspeitos. Geralmente, o Fail2Ban é usado para atualizar regras de firewall para rejeitar os endereços IP em um período de tempo especificado, embora qualquer outra ação arbitrária (por exemplo, enviar um e-mail) também possa ser configurada.
O Fail2Ban vem com filtros para vários serviços (Apache, Courier, OpenSSH etc). Ele é capaz de reduzir a taxa de tentativas incorretas de autenticação, mas não pode eliminar o risco que a autenticação fraca apresenta.
A lista completa de mudanças pode ser encontrada no anúncio de lançamento do projeto.