Linux: várias distribuições, um só propósito!

Conheça 7 distribuições Linux quase desconhecidas que brilharam em 2023

O Linux é o sistema operacional de desktop mais amplamente implantado que concede aos usuários uma execução completa do sistema. Fiel à sua herança Unix, tudo é um arquivo e nada é isolado ou escondido. Independente da distribuição, a essência Linux é a mesma!

No Linux, você pode acessar os registros de firmware UEFI como arquivos sem dificuldade. Por exemplo, se você instalou um sistema Linux em um dispositivo fornecido com o Windows, pode descarregar a chave de licença do Windows sem problemas. Além disso, ele também permite que você leia e grave arquivos que representam dispositivos de hardware de entrada/saída. Por exemplo, o brilho da tela do seu laptop aparece como um arquivo com um único valor inteiro e você pode alterar instantaneamente a intensidade da luz de fundo alterando o valor do arquivo.

Como tudo é um arquivo, você pode alimentar a saída de um arquivo na entrada de outro, encadeando praticamente quaisquer duas funcionalidades. Se você quer, por exemplo, reproduzir áudio em uma chamada de vídeo, basta pegar um arquivo que representa a reprodução de áudio e redirecionar sua saída para o arquivo que representa a entrada do microfone. O Linux é muito versátil!

As distribuições Linux contam com uma essência base, são diferentes, mas carregam muito da mesma base

linux-varias-distribuicoes-um-so-proposito

O Linux tornou-se indiscutivelmente o sistema operacional mais implantado hoje. Todo dispositivo Android é Linux. É difícil obter estatísticas confiáveis, mas as estimativas mostram que entre uma em oito e quatro em cinco instalações de servidores é Linux. Além disso, 100% dos 500 maiores supercomputadores rodam Linux.

Os usuários iniciantes de desktop Linux geralmente começam percebendo o ambiente de desktop, a interface de usuário clicável da área de trabalho, como “Linux”. Então, quando os usuários começam a se aprofundar na estrutura semelhante ao Unix sob a área de trabalho por meio do shell Bash (o shell padrão mais comum para desktops Linux), isso geralmente se torna o que o Linux é para os usuários.

Mas o Linux realmente é a estrutura e o conteúdo do sistema de arquivos, a miríade de módulos do kernel disponíveis para ele e como tudo funciona junto. O Linux é, do ponto de vista arquitetônico, o kernel, e ele está sempre aberto para você se você tiver acesso root. A capacidade do Linux se moldar ao hardware e ao contexto de caso de uso, mantendo uma estrutura interna consistente, é o que o Linux é.

“A adaptabilidade faz parte do seu DNA. Em essência, nem todos os sistemas Linux são criados iguais, mas todos são igualmente Linux”.