Especialista da Check Point Software Technologies Ltd. comenta sobre o ataque do grupo LockBit que, agora, ameaça vazar o que descreve como arquivos roubados dos sistemas da cidade de Oakland, nos Estados Unidos.
LockBit ameaça vazar dados de Oakland
O Lockbit é um dos grupos de ransomware da Europa Oriental mais agressivos e prolíficos. Eles operam no modelo conhecido como ‘ransomware-as-a-service’ (RaaS), o que significa que uma equipe principal cria seu malware e executa seu site ‘shame’ enquanto licencia seu código para afiliados que lançam ataques.
Sergey Shykevich, gerente do Grupo de Inteligência de Ameaças na Check Point Software
Em sua análise, Shykevich afirma que o potencial de um vazamento de dados nesse caso é seriamente preocupante, principalmente se o resgate não for pago. Isso porque o grupo de ransomware publica as informações gratuitamente em seu blog para o uso de cibercriminosos.
Ainda segundo a análise dele, os dados potencialmente vazados podem levar a crimes financeiros e roubo de identidade. Os cibercriminosos podem usar esses dados para solicitar crédito em seu nome, configurar contas bancárias fraudulentas e acessar suas contas existentes.
Há uma tendência maior e mais recente de gangues de ransomware visando cada vez mais organizações governamentais e militares. De acordo com nossas pesquisas de inteligência de ameaças, uma em 49 organizações do setor do Governo/Militar nos Estados Unidos sofreu uma tentativa de ataque de ransomware em 2023, em média, a cada semana.
De acordo com o especialista, os grupos de ransomware visam os governos municipais porque os veem como alvos atraentes com pagamentos de montantes potencialmente elevados. “Além disso, pode resultar em boas relações públicas e notoriedade. Tais gangues também podem ter como alvo os governos municipais porque acreditam que é menos provável que tenham medidas sofisticadas de segurança cibernética, tornando-as mais fáceis de explorar”.
Os cibercriminosos veem os governos municipais como mais propensos a pagar um pedido de resgate devido às possíveis consequências caso se neguem a efetuar o pagamento.
Shykevich relaciona dicas importantes e simples de segurança cibernética contra ransomware: fazer backup dos dados; alterar as credenciais de login; manter todos os sistemas atualizados e corrigidos; ativar a autenticação de dois fatores ou de múltiplos fatores; não clicar em links ou anexos suspeitos em e-mails.
Dicas simples, mas que podem fazer toda a diferença. A segurança online precisa ser intensificada, que os usuários e empresas não caiam em tantos golpes. Uma vez que os dados são roubados, fica mais difícil o controle da situação.