Nova tecnologia da Bitdefender encontra mais de 60 mil aplicativos Android com malware

mais-de-40-das-exploracoes-de-zero-dia-do-ano-passado-vinham-de-problemas-anteriores

Os pesquisadores da Bitdefender descobriram recentemente uma grande população de aplicativos Android infectados com malware. A equipe encontrou mais de 60 mil aplicativos afetados por esse problema, graças à sua mais recente tecnologia de detecção de anomalias.

Mais de 60 mil aplicativos Android sofrem de malware oculto

Os pesquisadores anunciaram o primeiro aplicativo desse tipo com tecnologia de detecção de anomalias. A equipe da Bitdefender trouxe uma nova tecnologia para o Bitdefender Mobile Security. Este aplicativo foi usado para descobrir uma campanha oculta de malware que não foi detectada em dispositivos em todo o mundo.

A detecção do malware foi realizada por mais de seis meses. Os pesquisadores descobriram que o malware móvel foi encontrado em execução sem ser descoberto por um longo tempo em aplicativos Android. Ou seja, um longo período em execução.

A Bitdefender também descobriu que a campanha de malware procurava trazer adware para dispositivos habilitados para Android com o objetivo de gerar receita. Mas esta é apenas uma parte do problema, pois as pessoas por trás disso também podem redirecionar os usuários para outros tipos de malware. Isso inclui Trojans bancários para roubar as credenciais confidenciais dos usuários do Android.

Notavelmente, esta notícia também chega um mês depois que o Gizmochina relatou um trojan Android apelidado de “DogeRAT”, que tinha como alvo usuários indianos e roubou suas informações pessoais e financeiras.

Tipos de aplicativos infectados

Os pesquisadores encontraram mais de 60.000 aplicativos que carregam esse adware e suspeitam que haja muito mais aplicativos afetados por esse problema nas lojas de aplicativos. A nova tecnologia de detecção de anomalias foi implantada pela primeira vez em outubro de 2022 e já encontrou um número tão alto de aplicativos afetados.

Sem essa nova tecnologia, eles provavelmente teriam passado despercebidos por mais tempo. Olhando para alguns dos tipos de aplicativos que são imitados pelo malware: cracks do jogo; VPN grátis; Netflix; tutoriais falsos; programas de segurança falsos e; jogos com recursos desbloqueados.

Como você pôde observar na lista acima, os cibercriminosos usam estrategicamente aplicativos em que os usuários possam estar procurando. Além disso, alguns jogadores sempre procuram uma maneira de burlar a compra de jogos, recorrendo a internet para isso. A busca por cracks de jogos pode levá-lo a um aplicativo mal-intencionado. Evitem instalar aplicativos de fontes não confiáveis, sobretudo os que prometem o que nenhum outro promete.

Esperamos que esses aplicativos sejam afastados de uma vez por todas da vida dos usuários do Android.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile