Para quem procura uma experiência de desktop Arch Linux fácil de usar, o Manjaro Linux – como o Antergos – preenche esse vazio. Assim, o Manjaro está celebrando seu grande lançamento “18.0”. Confira que o Manjaro 18.0 é lançado. Tails e Kali taambém são atualizados.
Novidades da versão
A Manjaro-Illyria 18.0 acabou de ser anunciado com a sua edição de desktop Xfce. O Xfce 4.13 com os componentes mais recentes são enviados em cima de sua pilha baseada em Arch. Para o Manjaro 18.0 tem havido muito polimento na UI/UX.
O Linux 4.19.0 é usado como o kernel padrão com o suporte de hardware mais recente. O Manjaro Settings Manager oferece várias melhorias, o mais novo Pamac e uma variedade de outros pacotes atualizações.
Mais detalhes sobre a versão estável do Manjaro 18.0 podem ser encontrados nos fóruns do Manjaro.
[button href=”https://manjaro.org/get-manjaro/” type=”btn-default” size=”btn-lg”]Baixar Manjaro[/button]
Kali Linux
Outra distribuição importante, mas que é voltada para testes de segurança, lançou atualização. O Kali Linux é uma distribuição baseada no Debian, com uma coleção de ferramentas forenses e de segurança. O último lançamento do projeto é o Kali Linux 2018.4 que inclui uma nova versão experimental de 64 bits para computadores Raspberry Pi.
O kernel é o 4.18.10, corrige vários bugs, inclui muitos pacotes atualizados e uma imagem experimental de Raspberry Pi 3 de 64 bits. Da mesma forma, foi adicionado o Wireguard. Esta é uma solução VPN segura e fácil de usar e que elimina muitas das dores de cabeça na criação de VPNs.
O Kali Linux 2018.4 também inclui pacotes atualizados para o Burp Suite, o Patator, o Gobuster, o Binwalk, o Faraday, o Fern-Wifi-Cracker, o RSMangler, o Harvester, o wpscan e muito mais.
Recovering from a failed Kali WSL instance from Offensive Security on Vimeo.
Mais informações podem ser encontradas no anúncio de lançamento do projeto.
[button href=”https://www.kali.org/downloads/” type=”btn-default” size=”btn-lg”]Baixar Kali [/button]
Tails
Uma nova versão do Tails foi lançada. Da mesma forma, o Tails é uma distribuição live baseada no Debian. Portanto, o objetivo é ajudar seus usuários a navegar na Internet anonimamente e contornar a censura. Esta versão é uma atualização padrão de segurança e correção de erros. Assim, o Tails 3.10.1 corrige muitas vulnerabilidades de segurança. Então, você deve atualizar o mais rápido possível.
Atualizações e mudanças:
- Ocultada a opção PIM ao desbloquear volumes VeraCrypt, pois o PIM não será suportado para o Tails 4.0;
- Renomeados os botões na caixa de diálogo de confirmação do Tails Installer. Agora, para instalar (ou atualizar) e cancelar será menos confuso;
- Atualiza o Linux para 4.8, Navegador Tor para 8.0.3, Thunderbird para 60.2.1.
Problemas corrigidos:
- Impedir que o Navegador Tor vazasse o idioma da sessão;
- impedir que o Software Adicional solicite a persistência de pacotes que já estão configurados como software adicional;
- impedir que o instalador do Tails falhe ao emitir uma mensagem de erro com caracteres internacionais (não-ASCII);
- consertar o suporte VeraCrypt para múltiplas criptografias (cascatas de cifras).
Então, mais informações, capturas de tela e links de download podem ser encontrados no anúncio de lançamento do projeto.