Microsoft atualiza plataforma 'Project Reunion' com o WinUI 3 Preview 2

Microsoft planeja mudanças radicais no design do Windows 10
windows 10

A Microsoft está avançando com seu plano de tentar unificar o espaço de desenvolvimento de aplicativos do Windows com o “Project Reunion“. Esta semana, a Microsoft decidiu encerrar o próximo marco nesse caminho: a segunda pré-visualização do WinUI 3. E também forneceram algumas datas atualizadas para o roteiro da reunião.

O que é o WinUI?

Os executivos da Microsoft forneceram um slide útil (via @gcaughey), dedicado a responder a isso. O WinUI é a plataforma de interface do usuário nativa do Windows 10, que pode ser usada para criar aplicativos .NET e C ++ para dispositivos Windows 10. O WinUI faz parte dos shells para Windows e Xbox OS e “muitos aplicativos, além de plataformas como Xamarin, Forms e React Native para Windows”, disseram autoridades.

O WinUI 3 está em desenvolvimento e é um dos principais componentes do Project Reunion. A Microsoft lançou a Visualização 2 do WInUI 3 em 15 de julho. A Visualização 2 inclui várias correções, além de documentação e orientações atualizadas.

Microsoft atualiza plataforma Windows unificada ‘Project Reunion’ com o WinUI 3 Preview 2

Microsoft atualiza plataforma Windows unificada 'Project Reunion' com o WinUI 3 Preview 2

A Microsoft enfrentou um grande problema de desenvolvedor do Windows desde o lançamento da Plataforma Universal do Windows. A empresa não convenceu a maioria dos desenvolvedores a criar novos aplicativos UWP e/ou atualizar seus aplicativos Win32 existentes com elementos UWP.

A Microsoft acabou com duas plataformas de aplicativos nativas em silos, com suporte desigual entre elas. A equipe de desenvolvimento do Windows está tentando criar uma maneira de corrigir isso e permitir que os desenvolvedores simplesmente criem “aplicativos do Windows” que funcionem nos mais de um bilhão de dispositivos Windows 10 existentes.

Então, funcionários da Microsoft disseram que planejam fazer o WinUI 3 Preview 3, que incluirá novos recursos e capacidades e não apenas correções, disponíveis em setembro, simultaneamente ao Ignite. Uma versão do WinUI 3 de novembro (nome a ser determinado) será a primeira visualização do WinUI 3, o que significa que pode ser usado em aplicativos de produção.

A Microsoft também mudou a data em que planeja abrir o código WinUI para novembro. No início deste ano, era esperado que o WinUI 3 ficasse disponível antes do final de 2020. Com base no roteiro, parece que agora isso acontecerá em 2021.

Passos da unificação

Em uma sessão de perguntas e respostas após uma ligação sobre o WinUI 3, os funcionários da Microsoft disseram que a equipe do Windows Presentation Foundation (WPF) agora está na mesma organização que o WinUI. O suporte do ARM64 ao WPF está planejado para o ano que vem. As autoridades também disseram que estão trabalhando nos planos para melhorar o mecanismo XAML na nova plataforma de desenvolvimento unificada, acrescentando que esse é um dos motivos pelos quais eles estão separando o WinUI do sistema operacional principal.

Projeto a longo prazo

A visão de longo prazo da Microsoft para o Project Reunion é criar uma plataforma de aplicativo unificado (em vez de UWP, plataforma unificada do Windows) que será voltada aos aplicativos Win32 e UWP. A equipe quer oferecer aos desenvolvedores uma plataforma na qual eles possam criar aplicativos modernos, movidos por nuvem e separados por estado, que funcionem em todos os PCs Windows.

Os primeiros componentes anunciados do Reunion são:

  • o WinUI 3;
  • o WebView 2 suportado pelo Edge/Chromium;
  • o React Native para Windows;
  • as camadas de composição e entrada;
  • as bibliotecas C ++ / WinRT, Rust/WinRT e C # WinRT;
  • juntamente com o MSIX-Core para distribuição de aplicativos.

ZDNet