A Microsoft continua trabalhando no suporte Hyper-V Dom0 para Linux.Os engenheiros do Microsoft Linux continuaram preparando o kernel do Linux para dar suporte ao Hyper-V Dom0 para Linux para ser executado como a partição raiz.
Um conjunto inicial de patches do Linux Hyper-V foi postado na semana passada para se preparar para trabalhar em direção a esse suporte de “partição raiz” Dom0 com Linux na pilha de virtualização da Microsoft.
Microsoft continua trabalhando no suporte Hyper-V Dom0 para Linux
Nuno Das Neves, da Microsoft, postou os patches iniciais que, para iniciar o esforço, estão reestruturando os arquivos de cabeçalho do Hyper-V.
“Para suportar o Hyper-V Dom0 (também conhecido como Linux como partição raiz), muitas novas definições são necessárias.
O plano daqui para frente é importar cabeçalhos diretamente do Hyper-V. Essa é uma maneira mais fácil de importar definições do que por meio do documento TLFS. Esta série de patches apresenta novos cabeçalhos (hvhdk.h, hvgdk.h, etc, consulte o patch #3) derivados diretamente do código Hyper-V.”
Outros patches do Hyper-V Dom0 ainda estão pendentes. Dada a popularidade (e domínio) do Linux na nuvem do Azure e outros casos de uso de virtualização, a Microsoft continua contribuindo muito para o kernel do Linux em torno de seu suporte ao Hyper-V.