Hoje, vamos falar sobre um novo desenvolvimento no mundo do Linux e da Apple Silicon – o driver Vulkan “Honeykrisp”. Este é um avanço significativo que promete trazer melhorias substanciais para a experiência do usuário.
O driver Asahi AGX Gallium3D, que oferece suporte a OpenGL para Apple Silicon no Linux, tem amadurecido bem e mostrado grande capacidade. No entanto, o suporte para Vulkan não estava se desenvolvendo no mesmo ritmo. Isso mudou recentemente quando os desenvolvedores da Asahi Linux / Mesa iniciaram um novo driver Vulkan para Apple Silicon. Este novo driver, chamado “Honeykrisp”, tem um futuro promissor e está a caminho de se tornar um driver Vulkan 1.3 compatível para o Apple M1 no Linux.
Alyssa Rosenzweig, uma desenvolvedora talentosa, dedicou o último mês ao desenvolvimento do “Honeykrisp”. Curiosamente, o Honeykrisp começou como um fork do driver Vulkan “NVK” da NVIDIA, que é de código aberto e faz parte do Mesa. Não, o Apple Silicon não está usando secretamente a propriedade intelectual gráfica da NVIDIA. A razão para isso é que há muito código padrão nos drivers Vulkan do Mesa. Em vez de começar do zero, Rosenzweig optou por fazer um fork do NVK e começar a remover os elementos específicos da NVIDIA. Ao mesmo tempo, ela começou a integrar o hardware da Apple Silicon e o driver de kernel DRM escrito em Rust que está em desenvolvimento para a Apple Silicon.
Após um mês de trabalho árduo diário, Alyssa conseguiu fazer com que o driver Honeykrisp passasse no conjunto de testes de conformidade Vulkan 1.3 (CTS). Isso é necessário para que ele se torne uma implementação conformante da API Vulkan.
Por enquanto, o driver Vulkan Honeykrisp para hardware da Apple ainda não foi incorporado ao Mesa. No entanto, ele pode ser encontrado na árvore de desenvolvimento de Alyssa. Este é um passo emocionante para a comunidade Linux e estamos ansiosos para ver o que vem a seguir! Fique ligado para mais atualizações.