Uma nova versão do sistema operacional OpenIndiana Hipster com tecnologia Illumos está agora disponível. O OpenIndiana 2018.10 foi lançado com suporte ao Desktop MATE 1.20. A distribuição é baseada no extinto OpenSolaris. Portanto, o MATE 1.20 é a última versão deste fork da comunidade do conjunto de pacotes do GNOME 2.
Outras novidades
O OpenIndiana 2018.10 inclui o Python 3.5, complementando o suporte ao Python 2.7 e 3.4 disponíveis anteriormente. Além disso, há também o compilador GCC 8, o Rust 1.29, e outras atualizações.
O OpenIndiana 2018.10 também possui atualizações no Image Packaging System (IPS), uma ferramenta da KVM para o gerenciamento de máquinas virtuais e a migração de mais componentes para software de 64 bits.
Resumo das modificações
- A área de trabalho do Mate foi atualizada para 1.20;
- O Python 3.5 foi adicionado, muitos módulos do Python agora são fornecidos para a versão 3.5 do Python, além de 2.7 e 3.4;
- O Image Packaging System recebeu muitas atualizações do OmniOS CE IPS e do Solaris IPS;
- KVM agora permite que você gerencie melhor suas VMs;
- Vários novos compiladores foram adicionados, incluindo o GCC 8 (com patches necessários para illumos) e o Rust 1.29;
- Muitos componentes foram migrados para 64 bits apenas, e a maioria dos novos padrões de software foi para 64 bits;
- Devido a recentes correções de segurança, a compatibilidade com alguns aplicativos Solaris foi interrompida.
Mais detalhes sobre OpenIndiana 2018.10 Hipster via OpenIndiana.org . Veja também as notas de lançamento detalhadas para mais informações.
[button href=”http://dlc.openindiana.org/” type=”btn-default” size=”btn-lg”]Baixar OpenIndiana[/button]
[button href=”http://dlc.openindiana.org/isos/hipster/20181023/” type=”btn-default” size=”btn-lg”]Somente texto e imagens ISO e USB mínimas[/button]