Logo após o lançamento do systemd 229, Martin Pitt da Canonical informou que utilizou o pacote systemd diretamente do repositório testing do Debian. Para quem não conhece, Martin é o responsável pela manutenção do pacote systemd do Ubuntu, e durante os últimos meses ele tem feito muitos ajustes para que os problemas em torno do systemd sejam todos resolvidos.
E para a surpresa de toda comunidade, ele conseguiu reduzir o delta, o que fez ele reduzir de forma significativa páginas e mais páginas de log de mudança, para apenas um patch, isso é uma vitória. Esses ajustes foram feitos no /etc que é rotulado por alguns desenvolvedores como estranho, pois é feito algumas alterações nos sistemas Ubuntu. Martin também esclarece que algumas correções importantes vão ser lançadas já na versão 16.04 LTS.
Ele ainda relata no Google + que os pacotes do systemd podem ficar em plena sincronização com os do Debian e que se tudo der certo, essa implementações vão servir para desenvolvedor o sistema operacional móvel da Canonical, o Ubuntu Touch que certamente deve chegar junto com a próxima versão LTS em 2018.
Se toda essa sincronia realmente funcionar, será um passo muito importante, afinal de contas será deixado de lado muitas “gambiarras” e tudo foi fluir normalmente. Mas lembre-se, por enquanto é somente o pacote systemd, cuidado para não pensarem que todo o sistema Ubuntu será sincronizado ao Debian.
[ads-post]