Embora o LibreOffice seja uma das melhores alternativas ao Microsoft Office e também seja fornecido com suporte completo ao Linux Ubuntu 20.04, uma versão Linux do pacote de produtividade da Microsoft é o que impede muitas pessoas de abandonar o Windows.
E embora seja possível colocar o Office em funcionamento no Linux (com alguns problemas de desempenho, é claro), alguém diz que encontrou uma maneira de fazer tudo acontecer no Ubuntu 20.04 sem o WINE, a nuvem ou o GNOME no WSL.
Projeto leva Microsoft Office ao Ubuntu 20.04
Vídeos de demonstração postados no Twitter mostram o Word e o Excel em execução no Ubuntu 20.04, e Hayden Barnes, que criou todo o projeto, diz que os dois aplicativos são “muito utilizáveis”.
Mostrando o Microsoft Word no Linux, ele diz em um tweet:
Word no Ubuntu 20.04. Muito utilizável em um i5-6300U com apenas gráficos integrados. Não é WINE, remoto/nuvem ou GNOME no WSL. É outra coisa que eu montei. Em seguida, pretendo adicionar associações de arquivos funcionais.
Embora Barnes diga que não pode compartilhar todos os detalhes no momento, ele confirma que o Microsoft Office é executado em um contêiner no Linux, e é um aplicativo completo sendo executado localmente, sem nenhum aplicativo da web ou poder da nuvem.
Quanto ao motivo de ele não fornecer todas as informações sobre como isso aconteceu, Barnes diz que ainda está trabalhando para refinar a experiência completa.
Word on Ubuntu 20.04. Very usable on an i5-6300U with just integrated graphics. It is not WINE, remote/cloud, or GNOME on WSL. It is something else I put together. Next, I plan to add working file associations. pic.twitter.com/nGQ8USeR0m
— Hayden Barnes (@unixterminal) April 30, 2020
À primeira vista, isso poderia muito bem ser o Seamless Mode no VirtualBox. Todavia, independentemente do método usado, o Microsoft Office no Linux é definitivamente uma boa notícia.
De fato, a falta do pacote Office no Linux é um dos motivos pelos quais muitas pessoas não conseguem mudar para esse sistema operacional. Trabalhar com documentos do Microsoft Office ainda é difícil em outras plataformas, apesar das melhorias de compatibilidade em alternativas como o LibreOffice.
Fonte: Softpedia